Eleições 2022
Em disputa equilibrada, última semana terá 6 pesquisas e debate na TV Morena
O candidato do PRTB, atraiu o apoio de 3 candidatos derrotados no 1⁰ turno: André Puccinelli, Rose Modesto e Marquinhos Trad.
Redação/Região News
23 de Outubro de 2022 - 19:25
A menos de uma semana da eleição, o 2⁰ turno da disputa pelo Governo do Estado se desenha como bastante acirrada e indefinida. Serão divulgadas seis pesquisas de intenção de voto e quinta-feira acontece o debate da TV Morena, o primeiro confronto entre os dois candidatos, Eduardo Riedel (PSDB) e o Capitão Contar. O candidato do PRTB, atraiu o apoio de 3 candidatos derrotados no 1⁰ turno: André Puccinelli, Rose Modesto e Marquinhos Trad. Eduardo Riedel, tem o apoio indireto do PT e da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes pedindo voto pra ele. Adriane se distanciou politicamente do ex-prefeito Marquinhos de quem era vice no último dia 31 de março.
A estratégia do PSDB, que tem o apoio da quase totalidade dos prefeitos, é um esforço concentrado na reta de chegada nos 5 maiores colégios eleitorais. No 1⁰ turno Contar venceu em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, enquanto Riedel, ficou em 1⁰ nos outros dois, Corumbá e Ponta Porã. A deputada estadual eleita mais votada, Mara Caseiro, foi encarregada de reverter os revezes em cidades como Naviraí (Contar teve 39,72% e Riedel, 20,80%) e Nova Andradina (32,49% a 23,39%). Na Capital, onde Contar ficou em 1⁰ lugar, com 26,64 % e Riedel fechou o 1⁰ turno no 4⁰ lugar com 14,66%.
Os tucanos esperam reverter este cenário com o apoio da prefeita, vereadores e deputados eleitos que estão nas ruas fazendo campanha.
Pesquisas
Das seis pesquisas divulgadas na semana passada, Capitão Contar (PRTB) lidera em três: Serpes, Veritá e Real Time Big Data, e Eduardo Riedel (PSDB) lidera em duas; Instituto Ranking Brasil e Novo Ibrape e estão empatados em uma – Ipec. A primeira pesquisa prevista para ser divulgada, nesta segunda-feira (24) é da Real Time Big Data, contratada pela TV Record.
O levantamento ouviu mil eleitores de 21 a 22 deste mês e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos. Na quarta-feira estão previstas a divulgação de duas pesquisas. O Campo Grande News deverá divulgar o levantamento do Novo Ibrape, que ouvirá 1.600 eleitores entre os dias 20 e 25 deste mês. A margem de erro é de 2,5%.
O Veritá ouvirá 1.221 pessoas de 21 a 25 deste mês e a margem de erro é de 3%. O levantamento será divulgado pela FM Central.
O Instituto Ranking Brasil vai antecipar para quinta-feira (27) a divulgação da 4ª rodada. O órgão ouvirá 3 mil eleitores de 23 a 27 de outubro e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou menos. A TV Morena vai divulgar a segunda pesquisa do Serpes, que ouvirá 812 eleitores entre os dias 22 e 26 deste mês. A margem de erro é de 3,5%. A emissora ainda deverá divulgar no sábado a segunda pesquisa do Ipec, que ainda não foi registrada na Justiça Eleitoral.