Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Maio de 2024

Eleições 2022

Esquema de segurança após apuração das urnas será decidido apenas no domingo

Se for prolongado, segurança contará com o mesmo efetivo empenhado durante o dia todo

Correio do Estado

28 de Outubro de 2022 - 16:23

Esquema de segurança após apuração das urnas será decidido apenas no domingo
Esquema de segurança após apuração das urnas será decidido apenas no domingo - Arquivo/Correio do Estado

Diante do acirramento da polarização política no país e em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), informou que, neste domingo (30), o esquema de segurança empregado durante o processo de eleitoral apenas será prolongado para depois das apurações dependendo da movimentação dos comitês e apoiadores dos candidatos.

Em MS, os eleitores retornarão às urnas para escolher um novo governador e presidente da República. Dessa forma, a Sejusp ainda informou que, se for prolongada, o efetivo de homens e viaturas será o mesmo empregado durante o dia todo, entretanto, essa estratégia só será definida após a divulgação dos resultados.

“Isso só será decidido e discutido após a apuração, quando saberemos se haverá ou não movimentação.Se houver necessidade, o plano será prorrogado, caso não, a operação será encerrada”, aponta a Sejusp em nota.

Para todo o dia do pleito, a Secretaria de Segurança empenhará 8 mil homens e mulheres para garantir a segurança e tranquilidade do processo eleitoral. Assim como no primeiro turno, a Operação Eleições 2022, conta com a participação de todas as forças estaduais de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), órgãos estaduais de inteligência, etc.

O Comando Militar do Oeste informou que para o 2º turno foi ativado o Comando Conjunto Oeste que irá operar na Garantia da Votação e Apuração (GVA-Pantanal).

“O trabalho de todas as forças de segurança ocorrerá durante todo o fim de semana, até o domingo, data em que ocorrem as eleições para presidente da República, governador do Estado”, afirmou em nota.

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão empregados cerca de 2.600 militares, bem como 126 militares da Marinha e Aeronáutica.

Já a Guarda Civil Metropolitana (GCM) informou que serão usadas 45 viaturas, sendo 22 motocicletas e 23 carros, bem 194 guardas farão a segurança das escolas municipais onde funcionam seções eleitorais.