Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Maio de 2024

Eleições 2022

Propaganda eleitoral no rádio e na TV termina hoje

Nesta sexta (28) também termina o prazo para divulgação impressa e realização de debates.

Correio do Estado

28 de Outubro de 2022 - 15:27

Propaganda eleitoral no rádio e na TV termina hoje
Propaganda eleitoral termina nesta sexta-feira (28) - Reprodução

Nesta sexta-feira (28) é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao segundo turno das Eleições Gerais 2022.

Segundo o calendário eleitoral, também é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide.

Também termina hoje o prazo para a realização de debate no rádio e na televisão, não podendo o evento ultrapassar o horário de meia-noite.

A regra está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019.

Segundo turno 

Neste domingo (30), acontece o segundo turno, e mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar retornam às urnas para decidir as Eleições 2022.

Em alguns estados também tem segundo turno para governador, inclusive Mato Grosso do Sul. Os eleitores vão decidir entre Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB).

Além dos sul-mato-grossenses, eleitores de mais 11 estados vão as urnas decidir seus governadores: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Quem vota?

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Qual o horário de votação?

O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h às 17h do horário de Brasília. Isso significa que em Mato Grosso do Sul, a votação vai das 7h às 16h do horário local.