Esporte
Ausência de Curry, perda de identidade e bastidor conturbado tiram os Warriors do pedestal
Sem Curry, atual campeão amarga 4 derrotas em 6 jogos e perde rumo em quadra.
Globo Esporte
21 de Novembro de 2018 - 15:26
O Golden State Warriors vive um de seus piores momentos na "era Stephen Curry". Nos últimos sete jogos, são cinco derrotas, sendo três seguidas. Isso, após um começo arrasador em que triunfou em dez das onze vezes que entrou em quadra. Depois da derrota para o San Antonio Spurs nesse domingo, o técnico Steve Kerr reconheceu que esse é o momento mais delicado da franquia desde que se tornou o técnico, em 2014-2015.
Não bastasse a ausência do cérebro da equipe, sem ele o Golden State tem tido dificuldades em se manter fiel ao seu bem-sucedido estilo de jogo. Muita movimentação, bom espaçamento, pick and roll com inteligência e valorização do coletivo são fatores que Steve Kerr tem constantemente sentido falta em suas declarações ao fim das últimas partidas. Fundamental nesse sistema, Klay Thompson tem tido o pior aproveitamento de sua carreira nas bolas de três pontos (32%), e nos bastidores, a rusga entre Draymond Green e Kevin Durant deixa o clima pesado.
É consenso, no entanto, que o mal momento é passageiro, e que o time voltará a brigar pelas primeiras posições do Oeste. A garantia para isso é o iminente retorno de Stephen Curry, que se recupera de uma lesão na virilha esquerda. E os números mostram que sua presença em quadra pelos Warriors é capaz de mover montanhas.
- Essa é a NBA real. Não temos vivido a NBA real nos últimos anos. Temos vivido um sonho. E agora estamos enfrentando verdadeiras adversidades e temos que saber como sair delas. Precisamos jogar como um time, descobrir os melhores arremessos - disse à ESPN americana Steve Kerr.
As "verdadeiras adversidades" que afligem os Warriors podem ser divididas em três fatores: as recentes rusgas entre Draymond Green e Kevin Durant, e as ausências de Green, e principalemente de Curry. Nessa temporada, a estrela tem médias de 29.5 pontos, 5.0 rebotes, 6.1 assistências e 5.2 bolas de três por partida, com 49% de aproveitamento nos arremessos de fora.
Stephen Curry, a peça vital da engrenagem
Os números mostram que Stephen Curry é a principal peça do sistema. Com ele em quadra, os Warrios têm feito nessa temporada, em média 10 pontos a mais por cada 100 posses de bola. Defensivamente o armador também gera impacto. Quando está em quadra, a equipe leva 3 pontos a menos por cada 100 posses de bola.
Já em relação a Durant, seu impacto na eficiência ofensiva é naturalmente positivo, mas menor que o impacto de Curry. Defensivamente, os Warriors tendem a ceder mais pontos com Durant em quadra (veja na tabela). Na prática, o peso da ausência de Curry é simples: sem ele, Durant e os outros jogadores ficam com menos espaço e o sistema tem menor fluidez, se torna mais previsível.
Um outro dado depõe a favor de Curry nessa balança do rendimento. Nas 33 partidas em que Durant jogou sem a sua companhia desde que chegou do OKC Thunder, os Warriors venceram 60% das vezes (20-13). Já quando a situação se inverteu e Curry precisou jogar sem Durant, os Warriors venceram 89% (24-3) das partidas. Outro fator a ser ressaltado, Kevin Durant, assim como Klay Thompson não vai bem da linha dos três pontos. O ala tem tido o pior aproveitamento da carreira desde a temporada de calouro, 32%.
A condição médica de Curry
O armador será reavaliado no dia 24 de novembro. Ele ainda sente desconforto em função de um estiramento na virilha. O técnico Steve Kerr fez questão de frisar em entrevistas recentes que quer que o jogador passe por um período de treinos até que possa voltar a atuar.
O fator Draymond Green
Se no ataque a ausência de Curry é crucial para explicar as dificuldades dos Warriors, na defesa, a equipe de Oakland tem sentido muita falta de Draymond. De acordo com a NBA.com, os Warriors permitem 101.7 pontos por 100 posses de bola quando o jogador está em quadra. Já quando Green está no banco de reservas ou é desfalque, a média dispara para 112.3 pontos cedidos por cada 100 posses de bola. Com uma lesão no dedão do pé, Green é desfalque nos Warriors por tempo indeterminado.
Tempo fechado e bastidor agitado
A pequena derrocada dos Warriors começou nas desavenças entre Draymond Green e Kevin Durant, trazidas a público na derrota para o Los Angeles Clippres, na última terça-feira. Após Green ter desafiado o astro a sair do time ao dizer "Não precisamos de você. Ganhamos sem você. Vá embora" ainda no banco de reservas, o clima pesou nos bastidores com Durant chegando a pedir a um repórter que não fossem feitas perguntas sobre o incidente.
O duas vezes MVP das finais se torna agente livre no fim da atual temporada, e assinará com quem quiser em julho de 2019. Imediatamente após a discussão com Green, uma câmera flagrou uma reação de Durant em que pela leitura labial, levantou-se a possibilidade de o astro ter dito: "É por isso que estou fora". Se o astro seguirá nos Warriors na próxima temporada ou não, esse já se estabelece com um dos grandes pontos de interrogação da próxima free agency.
Enquanto isso, o time tenta juntar os cacos do péssimo momento. Os Warriors voltam à quadra na madrugada de quarta para quinta-feira, às 01h35, contra o Oklahoma City Thunder. Durant volta a encontrar seu ex-time e certamente espera ansioso pelo retorno de Curry. Em caso de nova queda, o Golden State amargará uma sequência de 4 derrotas seguidas. Algo que não acontece na fraquia desde 2 de março de 2013.