Esporte
Brasília abre dia 3 de maio revezamento da tocha olímpica no Brasil
Serão 105 quilômetros percorridos, dos quais cerca de 40 serão feitos por 143 condutores que ainda não tiveram os nomes divulgados.
19 de Abril de 2016 - 14:40
O revezamento das cidades pelas quais a tocha olímpica vai passar este ano no Brasil começa no dia 3 de maio, em Brasília. Na capital federal, a tocha percorrerá cinco regiões administrativas e 15 pontos turísticos.
O trajeto foi divulgado hoje (19) pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e pela secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, Leila Barros.
Serão 105 quilômetros percorridos, dos quais cerca de 40 serão feitos por 143 condutores que ainda não tiveram os nomes divulgados.
Além de abrir o revezamento de condução da tocha, Brasília será a primeira cidade a receber atividades olímpicas, dando início ao torneio de futebol. As duas primeiras partidas serão disputadas um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, 4 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrinha: Iraque x Dinamarca, às 13h, e Brasil x África do Sul, às 16h.
É a primeira vez que um país da América do Sul receberá os Jogos Olímpicos, e Brasília será a primeira a receber o revezamento (da tocha). Estamos divulgando o trajeto hoje para que as pessoas e instituições possam se organizar e participar desse momento histórico. Vamos mostrar Brasília para o mundo, disse Rollemberg, ao anunciar o roteiro do fogo olímpico no Distrito Federal.
A secretária Leila Barros informou que os nomes dos condutores e o orçamento necessário para o cumprimento do percurso serão divulgados na próxima semana. As cinco cidades administrativas por onde passará a tocha foram escolhidas considerando o tempo, os pontos turísticos e a localização dos maiores patrocinadores, que estão no acordo com o Comitê Olímpico, disse a secretária. "Quisemos levar para fora da região central para que a cidade possa participar desse momento.
Todos os estacionamentos na região do percurso serão fechados na noite anterior e o trânsito será interrompido 10 minutos antes da chegada do comboio à região e será retomado logo em seguida. Não haverá feriado, nem ponto facultativo no dia do percurso.




