Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 12 de Outubro de 2024

Esporte

Contra Colômbia, Brasil tenta primeira vitória da era Mano sobre time na elite da Fifa

Em mais de dois anos à frente do Brasil, Mano Menezes nunca venceu um time principal de uma seleção entre as primeiras colocadas no ranking da Fifa.

Uol

14 de Novembro de 2012 - 09:36

Em mais de dois anos à frente do Brasil, Mano Menezes nunca venceu um time principal de uma seleção entre as primeiras colocadas no ranking da Fifa. Nesta quarta-feira, a partir das 22h30, no amistoso contra a Colômbia, o técnico terá a chance de ver seus comandos derrubarem a sina. Com boa campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo, os colombianos estão na oitava colocação do ranking da Fifa, cinco posições à frente dos brasileiros. A Espanha, atual campeã da Copa do Mundo e da Eurocopa, lidera o classificação.

Com uma geração considerada na Colômbia como a melhor desde o time que disputou os Mundiais de 1990 e 1994, o time de José Pekermán está na terceira colocação das eliminatórias da Copa de 2014. Os colombianos chegaram a ficar na segunda colocação, atrás apenas da Argentina de Messi.

“É quase um jogo de competição. Vamos enfrentar uma equipe que vive uma fase muito boa. É ótimo enfrentar um adversário que vai exigir bastante da seleção brasileira. Vai nos dar um bom parâmetro de que estágio estamos”, afirmou Mano Menezes.

Com o treinador, o Brasil tem 75,4% de aproveitamento. A maioria das vitórias, porém, foram alcançadas contra rivais inexpressivos. Irã (48º do ranking da Fifa), Romênia (51º), Costa Rica (62º), Gabão (43º) foram algumas das equipes derrotadas pela seleção da era Mano.

O melhor classificado no ranking da Fifa que o Brasil venceu desde que o técnico assumiu foi a Dinamarca, então 10ª colocada. Em amistoso disputado no dia 26 de maio, a seleção fez 3 a 1 e conseguiu a sua única vitória contra uma equipe entre os top 10 da Fifa.

TÉCNICO MANTÉM BASE E SÓ FAZ MUDANÇAS POR DESFALQUES

Mano Menezes manterá a mesma base do time que venceu os últimos dois amistosos, contra Iraque e Japão, em outubro. Os jogos marcaram a volta de Kaká ao time. Nos amistosos de outubro, o meia do Real Madrid formou um quarteto com Oscar, Neymar e Hulk. O último foi cortado por conta de uma lesão muscular. Thiago Neves deverá ser o substituto contra a Colômbia. Já a defesa terá apenas uma mudança. Daniel Alves voltará ao time, após ficar fora dos últimos dois amistosos por lesão. “É importante o time já ter uma base, acho que temos. Para pegar entrosamento isso é importante. A tendência agora é melhorar”, comemorou o capitão do time, Thiago Silva.

TIME TEM CINCO REMANESCENTES DA ESTREIA DE MANO

Voltando ao palco da estreia da era Mano Menezes, em Nova Jersey, a seleção tem cinco remanescentes do time que venceu os Estados Unidos por 2 a 0. David Luiz, Neymar (FOTO), Thiago Silva, Ramires e Daniel Alves serão titulares nesta quarta-feira. “Alguns jogadores confirmaram essa condições. Outros nem tanto. É normal a confirmação de uma boa parte. Outros, nem tanto. Temos nível de competitividade bem maior”, afirmou Mano Menezes.

FICHA TÉCNICA:

Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey, Estados Unidos

Data: 14/11/2012

Horário: 22h30 (de Brasília)

BRASIL: Diego Alves; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castán; Ramires, Paulinho, Oscar e Kaká; Thiago Neves e Neymar. Técnico: Mano Menezes

COLÔMBIA: David Ospina; Pablo Armero, Mario Yepes, Amaranto Perea e Gilberto García; Edwin Valencia, Aldo Ramírez, James Rodríguez e Macnelly Torres; Falcao García e Teófilo Gutiérrez (Jackson Martínez). Técnico: Jose Pekerman