Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Corinthians estréia hoje na Libertadores contra o Tolima no Pacaembu

Mais do que a eterna cobrança para vencer a competição sul-americana, o Corinthians convive também com a desconfiança

Globo Esporte

26 de Janeiro de 2011 - 13:15

A história começa a escrever, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o que pode ser o mais importante capítulo da passagem de Roberto Carlos e Ronaldo pelo Corinthians. Depois de um último treino debaixo de um forte temporal, chegou a hora de a dupla fazer chover.

Idolatrados no mundo todo, os pentacampeões têm a última chance na carreira de inscreverem, para sempre, seu nome na história corintiana. Não há mais espaço para erros, já que ambos devem pendurar as chuteiras em dezembro. 

Depois do fracasso de 2010, o Timão dá o pontapé inicial na Taça Libertadores pressionado pela torcida, ávida pela inédita conquista, e por ainda não ter jogado bem no ano. O adversário é o pouco conhecido Deportes Tolima-COL, azarão na briga por uma vaga na fase de grupos.

Mais do que a eterna cobrança para vencer a competição sul-americana, o Corinthians convive também com a desconfiança. A diretoria não conseguiu os reforços de peso que prometeu e, de quebra, perdeu peças importantes, como o zagueiro e capitão William, aposentado, e o motorzinho do meio de campo Elias, vendido ao Atlético de Madri, da Espanha. Para piorar, o rendimento alvinegro no Campeonato Paulista não é nada animador. São dois empates e uma vitória, com atuações bem distantes do que imagina a Fiel (confira o preço dos ingressos).

A seu favor, o Corinthians conta com um elenco que joga junto há um bom tempo e tem experiência no torneio. Na última edição da Libertadores, o time fez a melhor campanha de toda a primeira fase, mas acabou eliminado logo nas oitavas de final pelo Flamengo. A eliminação precoce na competição não abalou a equipe, que foi bem no Brasileiro. O Alvinegro lutou pelo título até a última rodada, mas terminou em terceiro e teve que jogar a primeira fase da Libertadores, que precede à de grupos.

O Tolima não põe medo, mas é encarado como uma incógnita. O clube se classificou como aquele que mais somou pontos entre os torneios Clausura e Apertura, porém, não ficou com o título. O elenco é modesto e sem jogadores conhecidos. Rodrigo Marangoni, estrela do time nos últimos anos, enfraqueceu o elenco com sua ida para o Barcelona-EQU. A aposta agora é em Wilder Medina, artilheiro do último Campeonato Colombiano, com 16 gols.

O segundo duelo está marcado para o dia 2 de fevereiro, em Ibagué. O vencedor deste confronto pegará uma chave nada agradável. O Grupo 7 é visto como o da morte pelos clubes e tem já garantidos o Estudiantes-ARG, Cruzeiro e Guaraní-PAR.

O chileno Enrique Osses apita a partida. Ele será auxiliado pelos compatriotas por Patricio Basualto e Sergio Román. A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP, TO e MS. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real.