Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 10 de Fevereiro de 2026

Esporte

Corinthians pode se tornar o 5º time a ser campeão longe de casa desde 2003

Caso comemore o título longe de casa, o Corinthians não será o primeiro no Brasileiro de pontos corridos -iniciado em 2003- a garantir a taça em terra rival.

Correio do Estado

19 de Novembro de 2015 - 14:00

Se o Corinthians for campeão brasileiro nesta quinta-feira (19) em São Januário, no Rio de Janeiro, diante do Vasco, o time terá de comemorar a conquista longe de casa, no estádio do rival e com poucos torcedores -o clube terá pouco mais de 2.000 ingressos, quase exclusivamente destinados a suas torcidas organizadas.

O time, que fez do Itaquerão a sua fortaleza nesta temporada -em 16 jogos, venceu 14, empatou um e perdeu um, com aproveitamento de 89,5% dos pontos-, só poderá comemorar o título em casa se não vencer o Vasco e o Atlético-MG derrotar o São Paulo, também esta noite, às 22h, no Morumbi.

Se isso ocorrer, o Corinthians pode ser campeão no próximo domingo (22), às 17h, em duelo contra o arquirrival São Paulo. Seria o primeiro título da equipe em seu estádio, inaugurado no ano passado -este ano, o Corinthians já foi eliminado em casa na Libertadores (pelo Guaraní-PAR), no Campeonato Paulista (pelo Palmeiras) e na Copa do Brasil (pelo Santos).

Caso comemore o título longe de casa, o Corinthians não será o primeiro no Brasileiro de pontos corridos -iniciado em 2003- a garantir a taça em terra rival, mas será minoria: em 12 edições até agora, em oito o campeão confirmou o título jogando em seus domínios.

Um dos casos mais emblemáticos de como o título no sistema de pontos corridos pode vir em locais inusuais ocorreu com o Fluminense, que conquistou o Brasileiro de 2012 em Presidente Prudente, no extremo interior de São Paulo, a quase mil quilômetros do Rio de Janeiro (985 km). A taça veio com dois gols de Fred, o artilheiro daquele campeonato -o gol do título saiu aos 42 min do segundo tempo.

O São Paulo também garantiu o título em um palco incomum: o estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, que fica em Gama, cidade-satélite de Brasília a 986 km de São Paulo. Foi lá que o time paulista bateu o Goiás, mandante da partida, com gol de Borges, na última rodada do Nacional.

O próprio Corinthians já confirmou o título fora de casa, contra o mesmo Goiás, em 2005, com os argentinos Tevez e Mascherano, no Serra Dourada -mas a conquista veio com derrota por 3 a 2, também na última rodada do campeonato. O Corinthians é até hoje a única equipe que confirmou o título perdendo o jogo, o que pode acontecer novamente nesta noite em São Januário.

O último time a conquistar o Brasileiro em estádio estranho foi o Cruzeiro, campeão em 2013 no Barradão, em Salvador, ao bater o Vitória por 3 a 1, a quatro rodadas do final do torneio –até hoje, um recorde de antecedência, empatado com o São Paulo de 2007.