Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Depois de onze anos, Marta fica fora da lista de melhores do mundo

Campanha ruim do Brasil no Mundial do Canadá faz com que craque não esteja entre as dez indicadas ao prêmio que já venceu cinco vezes. Americana é favorita

GloboEsporte

19 de Outubro de 2015 - 09:29

Onze anos depois, a principal jogadora de futebol feminino de todos os tempos não está entra as melhores do ano. Pentacampeã do prêmio, Marta ficou fora da lista de dez indicadas para Bola de Ouro da Fifa. A má campanha do Brasil no Mundial disputado no Canadá pesou na decisão, e Carli Lloyd, principal nome da conquista dos Estados Unidos, surge como favorita ao posto de rainha da bola. A musa Hope Solo também está entre as candidatas.   

A última conquista de Marta no prêmio aconteceu em 2010, quando chegou a defender o Santos. No total, a atacante do FC Rosengard, da Suécia, acumula cinco títulos, quatro vices e dois terceiros lugares, com nomeações em todos os anos desde 2004. Em 2014, a alemã Nadine Angerer foi a vencedora, seguida por Marta e a americana Abby Wambach.   

Na Copa do Mundo no Canadá, Marta participou de três partidas e fez somente um gol, na vitória por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul, de pênalti. A craque não foi capaz de impedir a eliminação brasileira logo nas oitavas de final, para a Austrália. Com três indicações, os Estados Unidos foram o destaque na lista, seguido por Alemanha e França, com duas. A Fifa revelou ainda os nomeados para melhor técnico, e o brasileiro Vadão também não foi citado.

Confira abaixo as indicadas ao prêmio de melhor do mundo:   

Carli Lloyd (Estados Unidos)
Megan Rapinoe (Estados Unidos)
Hope Solo (Estados Unidos)
Nadine Angerer (Alemanha)
Célia Šašić (Alemanha)
Amandine Henry (França)
Eugénie Le Sommer (França)
Ramona Bachmann (Suíça)
Kadeisha Buchanan (Canadá)
Aya Miyama (Japão)