Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Esporte

Em Dourados, paraguaios se reuniram para assistir a final da Copa América

O dono da residência, Geraldo Sanabria, 42 anos, disponibilizou o local para os ‘hermanos

Midiamax

25 de Julho de 2011 - 13:37

Na tarde deste domingo (24), vários membros da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados se reuniram para assistir o jogo final da Copa América, entre Paraguai e Uruguai. Paraguaios que moram no Brasil e descendentes se reuniram em uma casa no Jardim Rigotti, para torcer pela seleção do país vizinho.

O jogo seria transmitido na sede da colônia, porém devido à falta de telão e de outros equipamentos e a ausência de membros da diretoria, incluindo o presidente, Elizeu Cristaldo, que está em viagem, os paraguaios e descendentes assistiram o jogo em clima ‘familiar’.

O dono da residência, Geraldo Sanabria, 42 anos, disponibilizou o local para os ‘hermanos’. Cerca de trinta pessoas assistiram o jogo em clima de festa, mesmo depois do primeiro gol do Uruguai, ainda na primeira etapa do jogo.

Aos gritos de “Dale, dale, dale, Paraguay!”, crianças e adultos vestidos com a camisa da seleção paraguaia empurravam o time para alcançar o empate, mesmo após o segundo gol do Uruguai, o primeiro de Fórlan na competição: “Se empatar o Paraguai ganha nos pênaltis!”, diziam alguns em referência a trajetória paraguaia no certame.

O Uruguai converteu novamente no finalzinho do segundo tempo, marcando 3 x 0 contra o Paraguai. Mas mesmo com a derrota, os paraguaios não deixaram a felicidade escapar: “Ficamos um pouco tristes com a derrota, mas felizes por ter chegado até o jogo final. No mais é festa”, disse o dono da casa.

“O Paraguai demonstrou muita garra, embora não tenha ‘aquele futebol’. Mesmo não tendo ganhado nenhuma partida, e com nosso centro-avante, Santa Cruz machucado, nós conseguimos chegar à final. Isso é importante para o Paraguai, que demonstrou força”, explicou o presidente da associação em entrevista por telefone. Elizeu está em Brasília para um curso: “Foi difícil achar um lugar aqui (Brasília) que fosse passar o jogo. Achei um bar na Asa Norte. Fiquei muito feliz”, brincou por telefone.

Dourados tem a maior colônia paraguaia do Brasil. Segundo dados da Associação da Colônia Paraguaia, cerca de 20 mil paraguaios e descendentes vivem no município. Parte da cultura, música e culinária da região tem forte influência do país vizinho e não é difícil perceber a identificação cultural: Em vários pontos da cidade bandeiras do Paraguai ainda tremulam na manhã desta segunda-feira.