Esporte
Em Sidrolândia tocha olímpica vai percorrer 4,1 km, carregada por 20 pessoas
Já estão abertas inscrições nos sites das empresas patrocinadoras (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) para concorrer ao direito de carregar por 200 metros a tocha.
Flávio Paes/Região News
29 de Setembro de 2015 - 13:37
A tocha olímpica chegará em Sidrolândia por volta das 8h30 do domingo, dia 26 de junho de 2016 e percorrerá um trajeto de 4,1 km que começará na Avenida Dorvalino dos Santos, em frente do Escritório da Sanesul.
Já estão abertas inscrições nos sites das empresas patrocinadoras (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) para concorrer ao direito de carregar por 200 metros a tocha. Cada inscrito terá um breve um histórico e passará pela filtragem dos órgãos de informação e segurança do Governo Federal.
Depois da entrada da cidade, a tocha seguirá pela Dorvalino dos Santos até a Rua Paraíba, onde sobe e alcança a Santa Catarina, passa em frente à Igreja Matriz, entra na Rua Sergipe, até alcançar a Praça Porfirio de Brito (Central) onde permanecerá por 15 minutos, sendo recepcionada pelo prefeito e demais autoridades.
No local, estão programadas apresentações culturais (representativa da diversidade étnica da cidade), com a banda e o coral municipal. Depois deste evento, a tocha retorna a Dorvalino dos Santos, seguindo até a João Márcio Ferreira Terra. Neste ponto, segue até a Praça do Bairro São Bento, entra na Oscar Pereira de Brito; sobe uma quadra na Trajano Roberto Ferreira; entra na Antônio Correa da Costa e vai até rua Tomas Cáceres, onde sobe até a rotatória do Pé de Cedro, já na Dorvalino dos Santos, onde se despede.
A partir daí, segue pela BR-060 até o trevo da Cotag, onde entra na MS-162, para chegar a Maracaju, distante há 98 km de Sidrolândia. Este trajeto foi submetido ao Comitê Organizador que dará a palavra final. De acordo com o comitê organizador do Rio 2016, a tocha cruzará 322 cidades brasileiras.
Em Mato Grosso do Sul, as escolhidas foram Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Dourados, Ivinhema, Nova Andradina e Bataguassu. A previsão de chegada em Campo Grande é no dia 25 de junho. A chama olímpica deve pernoitar na capital e também em Dourados - onde haverá festas com atrações nacionais, antes de seguir percorrendo o país até o destino final, a cidade do Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto.
Revezamento
A jornada da tocha começará em maio de 2016, na Grécia, e será acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas. Depois, viajará uma semana por cidades gregas até chegar a Atenas. De Atenas, a tocha seguirá direto para o Brasil num avião, onde deve percorrer em torno de 300 cidades, dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O símbolo será carregado por cerca de 12 mil condutores, em trechos de aproximadamente 200 metros cada e atingirá 90% da população brasileira. O Revezamento se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.




