Esporte
Etapa da Copa Morena deve marcar oficialmente obras de revitalização do ginásio
Para facilitar o acesso, cerca de 80 metros de muros em frente ao supermercado Isabela foram demolidos também para abertura de estacionamento
Flávio Paes/Região News
10 de Abril de 2016 - 22:10
Nos próximos dias 29 e 30, Sidrolândia vai sediar uma etapa da Copa Morena, tradicional competição estadual de futebol de salão. O evento vai integrar a programação organizada pela Prefeitura para a inauguração oficial das obras de revitalização do complexo esportivo municipal: o Ginásio de Esporte Olegário da Costa Machado e o Estádio Sótero Zarate, além da Praça do Bairro São Bento.
O campo de futebol, que tem um dos melhores gramados do estado já vem sendo usado regularmente. Está prevista uma partida do time de máster de Sidrolândia, campeão estadual na categoria, para marcar a entrega das melhorias no estádio..
A revitalização do complexo contribuiu para brecar o processo de degradação urbana da região, que caminhava para se tornar uma espécie de cracolândia, um território ocupado por usuários de drogas, moradores de rua. Eram freqüentes os furtos, assaltos e brigas entre os próprios usuários. Foram demolidos os dois banheiros (as ruínas da construção) existentes na área de acesso ao ginásio pela Rua Oscar Pereira de Brito, abandonados há mais de 20 anos.
Para facilitar o acesso, cerca de 80 metros de muros em frente ao supermercado Isabela foram demolidos também para abertura de estacionamento. Com a mudança mesmo quem estiver de fora do estádio vai poder ver a arena de jogos. O muro foi substituído por grades de proteção com recuo.
Fotos: Reginaldo Mello/Região News
Campo de futebol tem um dos melhores gramados do estado. Muro foi substituído por grades de proteção com recuo.
Foi refeito o aterro de proteção do ginásio, instalado um sistema de drenagem para escoar a água da chuva que cai do telhado, evitando assim o surgimento de erosão. Foi colocada pedra brita e cobertura vegetal com grama esmeralda na encosta.
O planejamento da Prefeitura prevê ainda a substituição da cobertura da arquibancada que foi arrancada por um vendaval em 2012. Está sendo elaborado o projeto, orçado em R$ 430 mil, que além da nova cobertura, prevê a reforma dos banheiros e construção de cabines de transmissão de rádio e TV.
De qualquer forma, o que foi feito no complexo é enaltecido por quem mora ou está estabelecido na região. Segundo o pastor José Jesus de Souza, da Igreja Mundial antes destas melhorias, eram freqüentes os furtos de bicicletas dos fiéis enquanto eles assistiam aos cultos. Além de uma visão mais bonita do estádio e do ginásio, eles podem freqüentar sem medo à praça.
O comerciante Alex de Souza Filho, dono da Conveniência Falcão, presenciou nos últimos três anos, a praça que era um autêntico território proibido para a população porque estava ocupada por usuários de droga e mendigos. Isto com certeza afastava a clientela, comenta. Agora o movimento melhorou, as pessoas estão prestigiando os eventos no ginásio e podem passar pela região com segurança.
O empresário Edvaldo da Silva Furtado, diz que a reforma trouxe tranqüilidade aos comerciantes e à população que pode contar com mais um ponto de lazer na cidade.
O cabeleireiro Andrei Vasques Machado morador na Avenida Oscar Pereira de Brito, em frente do ginásio há 20 anos. Nestas duas décadas ele já presenciou várias brigas envolvendo moradores de rua que faziam da praça espaço de moradia e o consumo de drogas. Com a reforma do ginásio e da praça, a região está mais valorizada.
Ele se orgulha de ter a praça como seu quintal e menciona onde mora sem medo de ser discriminado. Esta reforma também foi boa para as crianças que estudam na Escola Municipal Porfiria Lopes, que fica em frente à praça. A Prefeitura planeja investir na reforma da escola (orçada em R$ 1 milhão) e fechar a rua em frente, a Cassiano de Souza para servir de um espaço de lazer e realização das feiras as quartas-feiras.





