Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Família descarta tratamento, e Neymar está fora de possível final da Copa

"Não vamos criar de forma alguma uma ilusão para nossa população brasileira. Não existe a menor possibilidade do Neymar jogar", afirma o médico da Seleção

Globo Esporte.com

06 de Julho de 2014 - 23:33

A família de Neymar descartou, na noite deste domingo, a possibilidade de o craque disputar a final da Copa do Mundo caso o Brasil passe pela Alemanha na próxima terça-feira, pela semifinal, no Mineirão. Em entrevista no "Domingão do Faustão", o médico da Seleção, José Luiz Runco, afirmou que não há nenhuma chance de Neymar entrar em campo no próximo domingo, no Maracanã.

- Em momento algum existe opção de tratamento. Hoje o Neymar tem uma lesão estável na sua coluna, que necessita de consolidação óssea. Se essa acontece outro impacto em cima dessa lesão, podemos transformá-la em instável e ter problemas tanto para o Neymar jogador, quanto para o ser humano. Infiltração é uma metodologia antiga que se fazia muito no futebol. Temos alguns casos de jogadores que tiveram repercussões na sua saúde por causa de infiltrações.

Elas levam habitualmente medicações que são controladas pelo exame antidoping, que não pode ser usado. Não vamos criar de forma alguma uma ilusão para nossa população brasileira de uma coisa que não existe. Não existe a menor possibilidade do Neymar jogar partida do dia 13, se nós chegarmos a final.

Exatamente por isso que me preocupa, às vezes, a parte da ética e, principalmente, da conduta médica, e faz com que o nome do médico brasileiro seja colocado em xeque. Não existe a menor possibilidade do Neymar jogar na próxima terça-feira e, se a gente passar, no domingo - disse Runco.

Procurados por médicos especialistas em coluna no último sábado, Neymar e seus familiares ouviram que haveria a possibilidade de realizar infiltrações de analgésico para que o camisa 10 entrasse em campo sem dor. O diagnóstico foi que a lesão na terceira vértebra da região lombar da coluna, conhecida como L3, é a menos grave possível para a região. 

Em visita à casa do jogador, no Guarujá, litoral de São Paulo, Mauricio Zenaide, médico do Santos, Rafael Martini, fisioterapeuta do clube, e Nicola Carneiro, especialista em coluna, o avaliaram e diagnosticaram a possibilidade do tratamento para bloquear a dor na região da vértebra fraturada após a joelhada do colombiano Zuñiga, nas quartas de final. Isso seria feito a partir de quarta-feira, um dia após a semifinal.

Família descarta tratamento, e Neymar está fora de possível final da CopaA CBF, assim que a lesão foi constatada, ainda no Castelão, em Fortaleza, liberou Neymar para fazer a recuperação em casa. Inicialmente, o tempo de estimado para voltar a jogar após uma lesão desse tipo é entre 40 e 45 dias. A assessoria de Neymar enviou um comunicado afirmando que apenas Runco é o responsável pelo tratamento do craque:

"Esclarecemos que a visita dos médicos do Santos FC, realizada ontem (06/07) foi uma visita de cordialidade. O clube santista colocou sua estrutura à disposição do Neymar Jr para seu tratamento e recuperação após o término da Copa do Mundo.

A notícia não procede em razão de Neymar Jr estar sob cuidados do Chefe do Departamento Médico da CBF, José Luis Runco, até o término da Copa tendo sido ele o avalista da liberação do atleta para continuar o tratamento (repouso absoluto) em casa, junto a família. O acompanhamento diário do tratamento está sendo feito pelo fisioterapeuta particular do atleta.

Qualquer informação diferente desta é pura especulação.

Concluímos reafirmando que o único profissional autorizado a se manifestar sobre o estado, tratamento e recuperação do Neymar Jr tanto pela CBF como pela sua família é o Dr. José Luis Runco.

Se Neymar Jr vier a ter condições clínicas de disputar uma partida de futebol profissional antes do tempo inicialmente previsto será em função da evolução positiva do seu quadro diante do tratamento possível que está sendo efetuado. Nenhum tratamento alternativo foi colocado em discussão. O retorno dele aos gramados depende da superação das fortes dores que sente."

Também em nota oficial, o Santos confirmou a visita de membros do departamento médico do clube a Neymar e que colocou a estrutura do clube à disposição do camisa 10 da Seleção para o tratamento:

Em conversa com o pai do atacante Neymar, Neymar da Silva, e com o staff do jogador, o Santos FC colocou à disposição toda a estrutura do Departamento Médico, do Cepraf (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol) e de seus profissionais na recuperação do camisa 10 da Seleção Brasileira, que fraturou a apófise transversa da terceira vértebra lombar no duelo contra o Colômbia, nesta sexta-feira (04), pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Já na tarde deste sábado (06), o médico do Santos FC, Mauricio Zenaide, o fisioterapeuta do Clube, Rafael Martini, além do médico especialista em coluna, Nicola Carneiro (amigo de Zenaide) foram à casa do atacante, em Guarujá (SP), para avaliar e definir o tratamento do jogador. “Fizemos uma avaliação clínica do Neymar, tanto da parte fisioterápica, como da parte médica, e definimos o que será feito no tratamento do atacante. Neste momento, ele fica em repouso e sob o acompanhamento domiciliar do fisioterapeuta Rafael Martini”, contou Zenaide.

“Colocamos à disposição do atleta a nossa estrutura do CT Rei Pelé e nossos profissionais, que o conhecem desde o início de sua trajetória no futebol. Sabemos que o Santos FC é a segunda casa do Neymar, onde ele se sente muito bem e em um lugar onde ele encontrará todas as facilidades e tudo o que há de melhor para buscar a plena recuperação para voltar a atuar em alto nível”, disse o também médico do Santos FC, Rodrigo Zogaib, que trabalhou com o atacante desde sua chegada nas categorias de base do Peixe.

Fundado em 2005, o Cepraf do Santos FC é referência em prevenção e recuperação de atletas de futebol desde seu início. Com estrutura de última geração nas áreas de preparação física e fisioterapia, o espaço no CT Rei Pelé conta com quatro fisioterapeutas, um fisiologista, três preparadores físicos, além de três médicos.