Esporte
Fernando Reis faz melhor marca da carreira, mas fica a 13kg do bronze
Campeão olímpico, brasileiro volta ao Engenhão para a cerimônia de premiação e é ovacionado pela torcida. Público não perdoa o atleta francês, que chora no pódio
Globo Esporte
17 de Agosto de 2016 - 08:13
Ainda não foi desta vez que o levantamento de peso brasileiro conquistou uma medalha em uma Olimpíada. Com os 435kg (195kg + 240kg) levantados nesta terça no Pavilhão 2 do Riocentro, o paulista Fernando Reis obteve a melhor marca da carreira, contudo ficou a 13kg do medalhista de bronze, o georgiano Irakli Turmanidze, que fez um total de 448kg (207kg + 241kg).
O ouro foi para o gigante de 1,97m e 160kg, Lasha Talakhadze, da Geórgia, que levantou 473kg (215kg + 258kg), novo recorde mundial no total. A prata foi para Gor Minasyan, que fez 451kg (210kg + 241kg). O outro atleta que ficou na frente de Fernando foi o armênio Ruben Aleksanyan, quarto lugar com 440kg (195kg + 245kg), marca que Fernando e sua comissão técnica projetavam que ele fizesse nesta terça.
Como pessoa, estou feliz pelo que fiz. Como atleta, claro que não gosto de perder. Tive algumas lesões que me atrasaram. Há dois meses eu não conseguia levantar o braço na linha do ombro (lesionou o cotovelo). Nunca havia acontecido de um brasileiro competir no grupo A. Hoje fomos coadjuvantes, mas amanhã seremos os atores principais afirmou Fernando.
Assim como no evento-teste, em abril, Fernando iniciou a sua série com 190kg. Sem nenhuma dificuldade, ele confirmou a primeira marca no arranco. Sua segunda pedida foi 195kg. Mesmo com o apoio da torcida, que gritava "vai, Fernando" insistentemente, o paulista não conseguiu completar o movimento, queimando a tentativa. Fernando, porém, teve um alento. Minutos antes, Hojamuhammet Toychyyev, do Turcomenistão, falhou em todas as suas tentativas para 193kg e acabou eliminado da competição. O atleta era apontado como possível rival de Fernando na luta pelo bronze.
Fernando então foi para o seu terceiro arranco e dessa vez não decepcionou. Com os 195kg levantados, mesma marca obtida no Mundial do ano passado, ele renovou as esperanças para a prova seguinte. Na ponta da tabela, o georgiano Lasha Talakhadze abria a sua série com 205kg. Atual campeão olímpico, o iraniano Behdad Salimi estreou na prova logo depois confirmando os 206kg da sua pedida. A briga entre o georgiano e o iraniano continuou boa, com direito a comemorações eufóricas das duas partes. Talakhadze pediu 215kg em seu arranco e bateu o novo recorde mundial e olímpico. Contudo, a marca foi pulverizada segundos depois, pois Salimi levantou 216kg no fim da sua série, virando a prova na liderança.
Em sexto lugar na classificação geral, Fernando passou a precisar de 245kg para atingir os tão sonhados 440kg que o deixariam com chances de medalha. Além de Salimi e Talakhadze, estavam na frente do brasileiro o armênio Gor Minasyan (210kg de arranco), o georgiano Iraki Turmanidze (207kg) e o armênio Ruben Aleksanyan, que levantou os mesmos 195kg do paulista, porém com peso corporal menor - critério de desempate de marcas no levantamento de peso. Fernando pediu 240kg em seu primeiro arremesso. E confirmou a marca com um pouco de dificuldade. Era o novo recorde das Américas.
Cerca de 15 minutos depois, Fernando entrou no palco para a sua segunda tentativa. A pedida foi o número mágico de 245kg. O paulista chegou a fazer a primeira parte do movimento, dando esperanças à torcida brasileira. Entretanto, acabou deixando a barra cair no momento da sustentação do peso acima da cabeça.
Vendo a possibilidade de medalha ficar cada vez mais distante, Fernando foi para o tudo ou nada e pediu 247kg em sua terceira tentativa. O paulista bem que tentou, mas acabou falhando no momento da subida. Chegava ao fim o sonho da inédita medalha para o Brasil no levantamento de peso.
Na briga pelo título, Lasha Talakhadze viu o grande rival Behdad Salimi ser desclassificado no início da série do arremesso, ao errar todas as suas tentativas para 245kg - os iranianos reclamaram muito, alegando que o terceiro movimento foi legal. A partir de então, o gigante georgiano apenas "cumpriu tabela" até sacramentar o título com 473kg de total, com direito ao novo recorde mundial do arremesso, com 258kg em sua última tentativa. A prata ficou com o armênio Gor Minasyan, com 451kg, e o bronze com Irakli Turmanidze, com 448kg.




