Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Esporte

Livre de doping, Cielo conquista medalha de ouro nos 50m borboleta e chora

Brasileiro foi inocentado pela Corte Arbitral do Esporte na última quinta-feira

MSN Esporte

25 de Julho de 2011 - 08:53

Livre de doping, Cielo conquista medalha de ouro nos 50m borboleta e chora
Livre de doping, Cielo conquista medalha de ouro nos 50m borboleta e chora - MSN

Livre da acusação de doping, Cesar Cielo deu a volta por cima logo em sua primeira final no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, nesta segunda-feira. O brasileiro conquistou a medalha de ouro nos 50 metros borboleta e após saber o resultado desabou em choro ainda na piscina.

Cesar Cielo, que chegou para a prova decisiva com o melhor tempo, apesar desta não ser sua especialidade, subiu ao lugar mais alto do pódio com o tempo de 23s10, superando os australianos Matt Targett, 23s28, e Geoff Huegill, 23s35, respectivamente prata e bronze.

O expressivo resultado tira um grande peso das costas de Cesar Cielo após o inferno vivido no último mês. O recordista mundial dos 50 e dos 100 metros livres foi flagrado no exame antidoping pela substância furosemida durante o Troféu Maria Lenk, em maio deste ano, e declarou inocência, alegando que houve contaminação cruzada por parte da farmácia que produz o seu suplemento alimentar.

Apesar do Painel de Doping da CBDA ter lhe advertido, a Federação Internacional de Natação (Fina) recorreu da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e sugeriu a punição de três meses ao nadador brasileiro, às vésperas do Mundial em Xangai.

Com o julgamento em tempo recorde, realizado na última semana, a CAS seguiu a decisão da CBDA, e Cesar Cielo ficou livre para disputar a competição na China.

Este foi o terceiro ouro em Mundiais conquistado por Cesar Cielo. Em 2009, na edição realizada em Roma, o nadador brasileiro também ocupou o lugar mais alto do pódio nos 50 m livre e nos 100 m livre - as duas provas que são sua especialidade e que ele ainda vai disputar no Mundial de Xangai.

A medalha de ouro de Cielo foi a segunda conquistada pelo Brasil neste Mundial, depois de Ana Marcela Cunha ter vencido a prova dos 25 quilômetros da maratona aquática no último sábado.