Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Marta é indicada ao prêmio de melhor do mundo pela 10ª vez

Marta é a única brasileira presente na lista, que tem quatro atletas dos Estados Unidos, três do Japão (inclusive Sawa), uma do Canadá e outra da França.

Folha Online

25 de Outubro de 2012 - 15:53

A atacante Marta, 26, está entre as dez candidatas ao prêmio de melhor jogadora do mundo, segundo lista divulgada nesta quinta-feira pela Fifa. Ela já venceu o troféu cinco vezes (é a recordista) e acumula dez indicações (desde 2003).

Marta, que joga atualmente na Suécia (Tyreso), faturou o prêmio de forma consecutiva entre 2006 e 2010, mas no ano passado foi "derrotada" pela meia japonesa Homare Sawa, campeã da Copa do Mundo no mesmo ano. Marta ainda soma dois vices, um terceiro lugar e um décimo posto (no primeiro ano em que concorreu).

Marta é a única brasileira presente na lista, que tem quatro atletas dos Estados Unidos, três do Japão (inclusive Sawa), uma do Canadá e outra da França.

A premiação será em 7 de janeiro de 2013, em cerimônia da Fifa, em Zurique. A escolha da melhor jogadora do mundo será feita por meio da votação de técnicos e das capitãs de cada seleção feminina, além de representantes da imprensa internacional escolhidos pela revista "France Football", parceira da Fifa na premiação.

No próximo dia 29, a Fifa vai anunciar o trio finalista para a disputa do prêmio. Também vai divulgar os três finalistas entre os homens (a entidade ainda não divulgou os candidatos) e entre os técnicos (futebol feminino e masculino).