Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Marta se tornar "penta" como melhor jogadora do mundo hoje

O prêmio nasceu da fusão dos célebres troféus do Jogador do Ano da entidade mundial e da Bola de Ouro da revista “France Football”.

Douranews, com Band

10 de Janeiro de 2011 - 09:53

Marta se tornar penta como melhor jogadora do mundo hoje
Marta se tornar "penta" como melhor jogadora do mundo hoje - Divulga

A Bola de Ouro Fifa, concedida aos melhores jogadores do mundo, será entregue pela primeira vez nesta segunda-feira, em Zurique. O prêmio nasceu da fusão dos célebres troféus do Jogador do Ano da entidade mundial e da Bola de Ouro da revista “France Football”.

A programação terá início às 11h de Brasília, com a coletiva de imprensa das candidatas aos prêmios de Jogadora do Ano da Fifa e de Treinador do Ano na categoria futebol feminino. Fatmire Bajramaj, Marta, Birgit Prinz, Pia Sundhage e Silvia Neid - a treinadora Maren Meinert não estará presente - falarão sobre a indicação, a Copa do Mundo Feminina e sobre a temporada dos campeonatos que disputam.

Após a primeira coletiva de imprensa, será entregue o título de Jogador Interativo da Fifa. Em seguida, ao meio-dia, terá início a coletiva de imprensa masculina, com os indicados à Bola de Ouro Fifa e ao prêmio de treinador do Ano.

Depois, será chegada a hora mais esperada: a Cerimônia de Gala, que começará às 16h. Além dos prêmios já mencionados anteriormente, outras honrarias de prestígio serão entregues durante o evento: o Fifa/FIFpro World 11 para os melhores jogadores do ano em cada posição, eleitos por atletas do mundo todo; o Prêmio Puskás da FIFA para o gol mais bonito do ano; o Prêmio Presidencial e o Prêmio Fifa Fair Play.

Concorrentes

No futebol masculino, os atletas que concorrem são o argentino Lionel Messi, vencedor do ano passado, e os espanhóis Xavi e Andrés Iniesta, campeões mundiais em 2010. Enquanto isso, entre as mulheres, as selecionadas foram a brasileira Marta, melhor jogadora dos últimos quatro anos, e as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj. Os seis nomeados foram escolhidos por técnicos e capitães de seleções e jornalistas de todo o mundo.

A entidade máxima do futebol mundial introduz este ano dois novos prêmios. A Gala da Fifa em Zurique homenageará o Técnico do Ano nas categorias futebol masculino e feminino. Entre os homens, concorrem os espanhóis Vicente del Bosque e Pep Guardiola e o português José Mourinho. Entre as mulheres, o prêmio é disputado pelas alemãs Maren Meinert e Silvia Neid, e a sueca Pia Sundhage.