Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Esporte

Medina tira foco da luta pelo bi, mas manda recado: "Se falharem, tô aqui"

Com vitória na etapa de Hossegor, atual campeão mundial entra no top 5 do ranking, mas reconhece que bicampeonato em 2015 é missão difícil: "O que vier é lucro"

GloboEsporte

16 de Outubro de 2015 - 13:16

“O campeão voltou”. Essa foi a frase mais ouvida entre os torcedores após a conquista de Gabriel Medina nas águas de Hossegor, na França, na antepenúltima etapa do Circuito Mundial de Surfe 2015. Com o resultado, o brasileiro quebrou um jejum de 14 meses sem vitórias em etapa e entrou pela primeira vez no ano no top 5.

O bicampeonato mundial, que parecia irreal há algumas etapas devido ao começo irregular de temporada (chegou a estar abaixo do top 20), agora já é uma possibilidade tangível, apesar de ainda difícil. Mas o fenômeno de 21 anos é cauteloso. A 9.250 pontos do líder Mick Fanning no ranking, e com adversários do gabarito de Adriano de Souza, Owen Wright e Julian Wilson na frente, Medina prefere não focar no título. Porém, dá o aviso: se vacilarem, ele está na área.

- Agora pode acabar o ano. O que vier é lucro. Estou amarradão de estar nessa boa fase de novo. O começo do ano foi difícil para mim. Estou feliz de estar de volta. Para título mundial, sei lá, ainda tem muita coisa para fazer, mas como eu falei: se eles falharem, eu tô aqui – disse.  

Esta foi a segunda conquista de Medina em Hossegor pelo circuito mundial. O local, definitivamente, é especial para o surfista brasileiro. Em 2009, aos 15 anos, Gabriel sagrou-se campeão do “King of Groms” na praia francesa, um dos mais importantes torneios de base do surfe. Dois anos depois, aos 17, ele assombrou o mundo ao faturar pela primeira vez uma etapa da elite, apenas em sua terceira participação no CT:

- É um campeonato muito especial para mim. Fez eu subir algumas colocações. Estou amarradão em estar levando esse troféu para casa. Aqui foi onde começou toda minha história. E pode ser aqui que seja um começo de uma outra história. Agora é focar nos próximos dois eventos. Não tem segredo, tem que passar bateria, surfar bem, ganhar. Mas sem pensar em título mundial. Eu tenho focado no meu surfe, focado nas minhas coisas e tem dado certo, então vou continuar fazendo o que estou fazendo.

Com a vitória na França, Medina volta à briga pelo bicampeonato mundial. Ele subiu duas posições no ranking e agora aparece em quinto, com 40.650 pontos. O líder segue sendo o australiano Mick Fanning (49.900), que foi eliminado nas quartas de final na França. Ele é acompanhado de perto por Adriano de Souza, o Mineirinho (49.450), derrotado por Gabriel nas semis em Hossegor.

Restam duas etapas para o fim do campeonato, são 20.000 pontos em jogo. O próximo evento é em Peniche, Portugal, e começa na próxima terça-feira, dia 20 de outubro. A grande decisão está marcada para iniciar dia 8 de dezembro, nas famosas e temidas ondas de Pipeline, no Havaí. Confira a classificação de 2015.