Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Dezembro de 2025

Esporte

Mestre que revelou vários atletas vai integrar revezamento da tocha

Aos 65 anos, há pelo menos 10 cumpre uma rotina diária de treinamento, que lhe tem garantido fôlego para participar e vencer corridas em várias cidades.

Flávio Paes/Região News

22 de Junho de 2016 - 09:15

Se há um morador de Sidrolândia que seja símbolo do esporte como terapia saudável para garantir qualidade de vida na terceira idade este é o professor José Roberto Delasta, um dos 20 escolhidos para carregar a tocha olímpica no domingo em Sidrolândia, que percorrerá 4,1 quilômetros no perímetro urbano. Ele está ansioso e orgulhoso por fazer parte deste evento histórico para o esporte mundial, que são as olimpíadas.

Aos 65 anos, há pelo menos 10 cumpre uma rotina diária de treinamento, que lhe tem garantido fôlego para participar e vencer (na sua faixa etária) corridas em várias cidades, sempre na distância de 20 quilômetros. Seu plano de treinamento inclui corridas diárias pela manhã (entre 8 e 18 quilômetros) as margens da BR-060, além de atividade física à tarde para reforço muscular. Além disso, segue uma dieta alimentar com pouca carne vermelha, muita fruta e verdura. Ele atribui a este estilo de vida as suas boas condições de saúde.

Depois que se aposentou, chegou a pesar 112 quilos, era hipertenso e teve arritmia cardíaca. Hoje voltou ao seu peso normal da época em que era mais novo, 65 quilos. Como professor de educação física da Escola Sidrônio Antunes de Andrade, incentivou a prática do esporte entre os alunos.

Uma dessas revelações é atual secretária municipal de Educação, Sônia Dal Pas, que foi sua aluna e campeã Estadual de arremesso de peso. Sob seu comando a equipe de Sidrolândia foi campeã Estadual de handebol.