Esporte
MVP da Copa ES de basquete, Sara brilha e honra o nome da família Varejão
Então temos que ter a divulgação da Copa ES para ver se a gente traz novamente essas equipes para o torneio do ano que vem.
Globo Esporte
11 de Julho de 2017 - 16:49
Desde de sempre a família Varejão é sinônimo de basquete, passando por Sandro, Anderson e recentemente pela jovem Iza. Na edição 2017 da Copa Espírito Santo, mais um membro honrou o nome da família. Com quase um duplo-duplo por jogo (8,6 pontos e 8 rebotes), a pivô Sara Varejão foi eleita a melhor jogadora (MVP), além de conduzir o Saldanha da Gama ao título da competição.
Sara começou a jogar com 15 anos, mas acabou parando após ficar grávida de gêmeos. Foram seis anos até 2016, quando resolveu aceitar um convite para voltar jogar no CT Viva Melhor, que ficou com o vice da Copa ES. No Saldanha, onde os seus irmãos brilharam no passado, a pivô também marcou no seu nome na história do clube.
- Eu jogo basquete desde os 15 anos, parei por seis anos, quando eu fiquei grávida de gêmeos e desde o ano passado eu voltei, quando as meninas me chamaram. Eu praticamente nasci dentro do clube, acompanhando os meninos, desde o Sandro, o Saldanha faz parte da minha família. E voltar com título, jogando pelo Saldanha, que faz parte da história da minha família é uma satisfação - declarou.
Sara Varejão, melhor jogadora da Copa ES de basquete 2017 (Foto: Sidney Magno Novo/GloboEsporte.com)
Hoje 32 anos e 1,80m de altura, Sara Varejão vê na Copa Espírito Santo uma esperança de renovação para o basquete feminino capixaba.
- Temos que resgatar o basquete feminino. É muito triste a gente ver que não temos categorias de base aqui no estado, se tem são poucas. Além disso, a competição teve um número reduzido de participantes. Então temos que ter a divulgação da Copa ES para ver se a gente traz novamente essas equipes para o torneio do ano que vem.
Final dramática
Apesar de ter começado bem, o Saldanha caiu e viu o Kikas ficar na frente durante toda a partida. Porém, quando faltava apenas 1:04 para o fim do jogo, a pivô Sara Varejão chamou a responsabilidade e fez a cesta da virada, jogada que foi eleita a melhor da Copa ES.
- Deixamos elas abrirem uma vantagem, no segundo período, mas tivemos a sabedoria e a calma de jogar o terceiro e quarto bem. Com isso, conseguimos virar no fim. É uma satisfação ter um jogão como esse nessa final feminina - finalizou.
Sara Varejão, pivô do Saldanha da Gama (Foto: Carlos Alberto da Silva/A Gazeta)




