Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Esporte

Neymar usa aparelho com tecnologia da Nasa para acelerar recuperação

Com ajuda de "parça", atacante leva para o Japão equipamento que promete acelerar tratamento de lesões. De olho em possível final, craque não sente mais dores na coxa

GloboEsporte

16 de Dezembro de 2015 - 14:36

Lesionado no começo da semana passada, Neymar viajou para o Japão tendo sua participação no Mundial de Clubes como uma incógnita. E, correndo contra o tempo para se recuperar de um problema fibrilar na coxa esquerda, o astro do Barcelona recorreu ao uso de um equipamento de fisioterapia com tecnologia da Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) que promete acelerar o tratamento.

Podendo custar até US$ 4 mil (R$ 15,5 mil), o "Game Ready" é esfria e comprime áreas lesionadas ao mesmo tempo, podendo ser usado tanto para lesões musculares quanto para problemas ortopédicos, inclusive pós-cirurgias. Seu fabricante afirma que o equipamento é utilizado por dezenas de equipes nos Estados Unidos - entre MLS, NFL e NBA -, além de clubes europeus como Bayern de Munique e Real Madrid.

O aparelho que Neymar vem usando, porém, não é do Barça: pertence ao próprio jogador, que confiou a um de seus "parças" o zelo pelo equipamento durante a viagem de mais de 12 horas entre Barcelona e Tóquio. Gustavo Almeida veio junto com os familiares dos atletas do Barcelona e chegou ao hotel em Yokohama carregando o "milagroso" aparelho nas mãos.

Segundo o fabricante, o equipamento é controlado por um microprocessador e, alimentado por gelo, repassa a água fria através de pressão pneumática em um cabo, até sua extremidade - uma espécie de manto que envolve a região lesionada. A combinação da pressão com o frio da água em movimento constante estimula a circulação de sangue a fundo na região machucada, diminuindo o edema. É possível selecionar a pressão, assim como a temperatura da água, que varia entre 1°C e 10°C. Ele deve ser usado por no máximo 30 minutos, alternando com descanso por tempo igual.

Companheiro de Neymar, Messi também recorreu ao "GameReady" para acelerar a recuperação de uma lesão no joelho esquerdo, que o deixou parado por quase dois meses. O argentino conseguiu retornar aos gramados antes da previsão inicial, para participar da vitória por 4 a 0 do Barça sobre o Real no clássico do dia 21 de novembro.

Além de ter o auxílio da tecnologia, Neymar vem tendo sua recuperação conduzida por seu preparador físico pessoal, Rafael Martini, que acompanha o jogador diretamente desde o ano passado, após conhecê-lo no Santos. Depois de treinar na academia do Royal Park Hotel por dois dias, o camisa 11 apareceu em campo nesta quarta e correu em volta do gramado. Ele já não sente dores na coxa esquerda, mas, por prudência, deve ser utilizado apenas em uma eventual do Mundial. O técnico Luis Enrique afirmou em entrevista coletiva que é contra a ideia de forçar a escalação do astro às pressas.

- Minha única preocupação é que Neymar se recupere a 100%. Eu disse que ele poderia vir ao Mundial, mas não quero correr riscos. Decidiremos no momento, se acharmos que é o momento. Porque primeiro temos que ganhar a semifinal - disse Lucho.

Sem Neymar, o Barça faz a semifinal contra o Guangzhou Evergrande nesta quarta-feira, às 8h30 (de Brasília).