Esporte
Ricciardo lidera de novo, mas Verstappen bate e pode não disputar classificação
Holandês dominava treino livre mas sofreu acidente nos Esses da Piscina e RBR terá de trabalhar duro para recuperar o carro; no finalzinho, australiano superou companheiro por 0s001
Globo Esporte
26 de Maio de 2018 - 08:06
Por enquanto, a RBR segue imbatível em Mônaco. Depois de duas dobradinhas nos treinos livres de quinta-feira, a equipe voltou a ocupar as duas primeiras posições na terceira sessão, na manhã deste sábado. Daniel Ricciardo confirmou o desempenho de quinta-feira e voltou a ser o mais rápido, estabelecendo novamente a volta mais rápida da história da pista de Monte Carlo, com 1m11s786, no finalzinho do treino. O australiano foi apenas 0s001 melhor do que o companheiro de equipe Max Verstappen, que liderou boa parte do treino, mas...
... pode ter colocado tudo a perder, pois sofreu um acidente nos Esses da Piscina e danificou bastante o seu carro. A RBR terá de correr para recuperar o carro nas próximas duas horas a tempo de o holandês disputar o treino classificatório. A batida de Verstappen foi no mesmo ponto e com uma dinâmica parecidíssima com o acidente sofrido por ele próprio no treino classificatório do GP de 2016.
A Ferrari demonstrou um melhor rendimento em relação à quinta-feira e ocupou a terceira e quarta colocações, com Sebastian Vettel superando Kimi Raikkonen. Já a Mercedes apresentou mais dificuldades e ficou a meio segundo da RBR, com Lewis Hamilton à frente de Valtteri Bottas.
A grande surpresa do treino foi o desempenho da STR-Honda, com o contestado Brendon Hartley desta vez levando a melhor sobre Pierre Gasly. Carlos Sainz ficou em nono lugar com a Renault, enquanto o também surpreendente Sergey Sirotkin levou a Williams ao décimo lugar.
RBR domina quando quer em Mônaco
O começo do treino teve Mercedes e Ferrari se revezando nas primeiras posições, mas a alegria durou pouco. Bastou a dupla da RBR entrar na pista, e, logo na primeira tentativa, Daniel Ricciardo assumiu a liderança do treino, com Max Verstappen completando a dobradinha em seguida.
Começou então uma batalha entre Ricciardo e Verstappen pelo primeiro lugar, com os dois melhorando seus tempos volta a volta. Na metade do treino, o holandês quebrou o recorde do companheiro de equipe na quinta-feira e chegou a 1m11s787.
No entanto, quando tentou melhorar seu tempo, Verstappen tocou no guard rail interno nos Esses da Piscina e quebrou a suspensão dianteira direita, perdendo o controle do carro, que bateu mais forte ainda metros adiante.
O treino foi parado com a bandeira vermelha, e a pista só reabriu a três minutos do fim, o suficiente para Ricciardo entrar novamente na pista e superar em apenas 0s001 a marca anterior de Verstappen. O australiano ainda abriu mais uma volta e vinha com os melhores setores, mas, atrapalhado pelo tráfego, não conseguiu superar a própria volta.
Enquanto a RBR sobrava, a Ferrari se mostrava melhor do que na quinta-feira, mas sem ameaçar efetivamente a RBR. Por outro lado, a equipe italiana se mostrou superior à rival Mercedes durante todo o treino e provavelmente será a segunda força no restante do fim de semana.
Erros daqueles de sempre
Até a batida de Verstappen, o treino não teve nenhum acidente, mas os mesmos pilotos de sempre cometeram seus erros, no caso, Lance Stroll e Romain Grosjean, que, logo depois de reclamarem de seus carros pelo rádio, deram suas fritadas de pneus na Sainte Devote e Mirabeau.
Mas eles podem ficar tranquilos, desta vez não foram só eles que erraram: Valtteri Bottas, Charles Leclerc e Carlos Sainz também escaparam na Sainte Devote após travarem os pneus na freada, mas também conseguiram voltar ao treino sem problemas.
O treino classificatório será disputado a partir das 10h, com transmissão do SporTV3. Acompanhe também em tempo real pelo GloboEsporte.com.




