Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Esporte

Seleção brasileira é mais velha, baixa e leve que média de top 50 da Fifa

Estudo de universidade suíça mostra que jogadores do Brasil são, na média, 5kg e 5cm "menores" que a Alemanha, por exemplo

GloboEsporte

13 de Janeiro de 2016 - 14:26

A seleção brasileira é mais velha, mais baixa e mais leve que a média da elite do futebol mundial. Esta é a principal constatação de um estudo do Observatório do Futebol, um centro de pesquisa ligado ao Centre for Sports Studies (CIES), da Universidade de Neuchatel, na Suíça.

O estudo analisou todas as partidas oficiais das seleções que ocuparam por mais tempo os 50 primeiros lugares do ranking da Fifa em 2015: 32 da Europa, seis da América do Sul, seis da África, três da Ásia e três das Américas Central e do Norte.

Foram analisados 1.785 jogadores, segundo alguns critérios: idade, peso, altura, clube no qual joga e país em que nasceu. No caso do Brasil, o estudo observou 34 jogadores diferentes, que entraram em campo durante 14 partidas ao longo de 2015.

O trabalho do CIES permite outras conclusões. Uma delas: futebol não é para iniciantes. Só 6% dos minutos em campo foram disputados por jogadores com menos de 22 anos. Na outra ponta, 22,5% dos minutos foram ocupados por atletas com mais de 30 anos.

Outra: altura não ganha jogo. O time mais alto do mundo (Sérvia, 185,6 cm) não se classificou para a Eurocopa, enquanto a seleção mais baixa (Chile, dez centímetros a menos, 175,6) faturou a Copa América e vai bem nas Eliminatórias para a Copa de 2018.