Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Esporte

Sesi divulga escolas vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2010

A cerimônia de premiação será no próximo dia 3 de dezembro no Clube do Trabalhador de Campo Grande

Daniel Pedra/Região News

24 de Novembro de 2010 - 08:00

O Sesi divulgou nesta quarta-feira (24/11) a relação dos nomes das escolas vencedoras na edição 2010 do Prêmio Construindo a Nação em Mato Grosso do Sul, cuja cerimônia de premiação será próximo dia 3 de dezembro, a partir das 11h30, no Clube do Trabalhador de Campo Grande. Na categoria Educação Infantil, o 1º lugar foi para a Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, de Água Clara, enquanto no Ensino Fundamental a campeã foi a unidade Clube do Trabalhador da Escola do Sesi da Capital, no Ensino Médio a vencedora foi a Escola Estadual Joaquim Murtinho, também de Campo Grande, e na EJA o título foi para a Escola do Sesi de Três Lagoas.

Na categoria Ensino Fundamental o 2º lugar ficou com a Escola Estadual 8 de Maio, de Iguatemi, enquanto em 3º ficou o Centro de Educação Professora Alanira Benedita, de Inocência. Já na categoria Ensino Médio o 2º lugar foi para a Escola do Sesi de Dourados e o 3º para a Escola do Sesi de Corumbá, enquanto na EJA o 2º lugar foi para a unidade centro da Escola do Sesi de Campo Grande. Segundo a coordenadora do Prêmio no Estado, Valéria Vasques Pereira, o 1º lugar em cada categoria vai receber troféu e uma bolsa de especialização da Anhanguera. “A bolsa é entregue à direção da escola e essa poderá direcioná-la a algum educador do quadro de docentes que precise da especialização”, explicou.

Ela completa que para os 2º e 3º lugares serão entregues placas de participação e para os que não classificaram, mas participaram do Prêmio, o Sesi vai entregar certificados de participação. Além disso, neste ano foi verificado que todas as escolas enfocaram a questão do meio ambiente e reforçaram as ações solidárias, além de envolverem muitos parceiros nos projetos. “Outro detalhe interessante é que percebemos uma maior fundamentação para a elaboração e desenvolvimento dos trabalhos e que o envolvimento é grande. As escolas não elaboram o projeto apenas para concorrer ao Prêmio e sim para desenvolverem essas ações durante todo o ano”, declarou.

A coordenadora do Projeto no Estado ressalta ainda que a edição 2010 atraiu 34 inscritos, enquanto no ano passado foram 26 escolas. “Este ano tivemos uma nova categoria, que é a Educação Infantil, responsável por atrair dois inscritos, o que significa que a maior parte das inscrições são referentes às categorias já existentes em 2009 e que as escolas estão interessadas em participar da premiação”, disse, acrescentando que do total de inscritos 29 optaram por utilizar a Internet para efetivar a participação.

No dia 3 de dezembro a programação da cerimônia de premiação começará às 11h30 com a recepção das escolas participantes, enquanto na seqüência os alunos do Ceada apresentarão o Hino Nacional. Às 12 horas, a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, dará as boas-vindas e, em seguida, será servido o almoço e, no período da tarde, Max Gunther Haetinger vai comandar um bate-papo interativo, enquanto, a partir das 15h30, serão entregues os prêmios, lembrando que ele é realizado em conjunto com o Instituto da Cidadania Brasil, CNI, Fiems e Cores da Fiems, tendo como parceiros o Consed e a Anhanguera para estimular as escolas públicas e privadas do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.