Esporte
Shooto Bope destaca Ronys Torres, ex-UFC, e veterano Johill de Oliveira aos 49 anos
Torres defende cinturão do peso-ultra-leve contra Marcio Bruno; Johil faz revanche contra Haroldo "Cabelinho".
Globo Esporte
24 de Agosto de 2018 - 14:05
Pela oitava vez na sua história, o Shooto Brasil vai homenagear o Bope (Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro) com um card de lutas. Nesta sexta-feira, a Upper Arena recebe o Shooto Bope, 87º evento da organização, que terá como destaque o ex-UFC Ronys Torres em sua primeira defesa de cinturão da categoria peso-ultra-leve (até 72,6kg), contra Marcio Bruno. No coevento principal, a matogrossense Sidy Rocha busca o cinturão peso-mosca (até 56,7kg) enfrenta a campeã peso-galo (até 61,2kg), Lara Procópio, numa superluta. Como é tradicional nos eventos Shooto Bope, dois policiais do batalhão estão no card, Rafael Bernardo e Willian Ferreira, além do policial federal Haroldo Bunn e do professor de jiu-jitsu da corporação, o experiente lutador Andrius Tigrão. Bunn enfrenta o veterano Johil de Oliveira, 49, ex-Pride.
O Shooto Brasil 87 conta com um total de 11 lutas e tem início a partir das 20h (horário de Brasília). A primeira hora tem transmissão ao vivo e exclusiva do Combate.com; o canal Combate e o Sportv 2 transmitem a partir das 21h10.
Na manhã de quinta-feira, foi realizada a pesagem oficial. Ronys Torres e Marcio Bruno anotaram 72,5kg e 72,3kg, respectivamente, dentro do limite da divisão dos ultra-leves. No duelo entre Lara Procópio e Sidy Rocha, a mineira da Nova União ficou 1,4kg acima do limite da divisão peso-mosca, enquanto Sidy marcou 56,7kg, dentro do limite. Por isso, o combate só vale o cinturão em caso de vitória de Sidy.
Ronys Torres faz sua 12ª luta no Shooto Brasil; ele tem aproveitamento de 100% na organização. Aos 32 anos, o amazonense atua profissionalmente desde 2006, com um cartel de 36 vitórias e seis derrotas na carreira, duas delas na passagem pelo UFC em 2010. Seu adversário, o sul mato-grossense Marcio Bruno, 31, soma um cartel de 10 vitórias e cinco derrotas. Ele faz sua estreia no Shooto Brasil.
O coevento principal poderia marcar o nome da mineira Lara Procópio, 22, história do Shooto Brasil como primeira campeã de duas divisões. No entanto, como a campeã peso-galo não bateu o limite da divisão peso-mosca, sua missão contra Sidy Rocha, 40, é apenas preservar sua invencibilidade de cinco lutas e cinco vitórias. Sidy, que estreia no Shooto Brasil, chega credenciada por um cartel de nove vitórias e quatro derrotas.
O outro grande destaque do card é o veterano Johil de Oliveira, que, aos 49 anos, volta a lutar MMA depois de seis anos, numa revanche contra o policial federal Haroldo "Cabelinho" Bunn, 41. Johil, famoso por ter sofrido queimadoras durante a introdução de uma de suas lutas no Pride, é uma das lendas do Vale Tudo brasileiro, e enfrentou nomes como Pelé Landi-Jons, Wallid Ismail, Carlos Newton, Rafael dos Anjos e Rodrigo Damm em mais de 20 anos de carreira. Ele enfrentou Cabelinho, que tem um cartel de apenas três vitórias, seis derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado), em 2011, no primeiro Shooto Bope, e venceu por nocaute técnico no segundo round. Johil tem um cartel de 17 vitórias, 15 derrotas, um empate e um "No Contest".
Confira o card completo:
Shooto Brasil 87: Bope
24 de agosto de 2018, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Até 72,6kg: Ronys Torres x Marcio Bruno
Até 56,7kg: Sidy Rocha x Lara Procópio
Até 78kg: Johil de Oliveira x Haroldo Bunn
Até 74,8kg: Ugo Barbosa x Andrius Tigrão
Até 70,3kg: Milson Barão x Junior Negão
Até 70,3kg: Ricardo de Souza x Guilherme Doin
Até 68kg: Rafael Cacique x Rafael Bernardo
Até 63,5kg: Patrizio de Souza x Adilson Pica Pau
Até 63,5kg: Wandenberg Nascimento x Willian Ferreira
CARD PRELIMINAR
Até 66,2kg: João Gilberto x Keweny Lopes
Até 57,1kg: Mairon Santos x Leandro Zé Pequeno - LUTA AMADORA




