Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Esporte

Timão perde seus maiores artilheiros do ano para três jogos do Brasileirão

Responsáveis por quase metade dos gols do Corinthians em 2013, Pato e Paolo Guerrero ficam fora nos próximos desafios da equipe na competição

Globo Esporte.com

03 de Setembro de 2013 - 08:49

O Corinthians não terá seus principais artilheiros da temporada nos próximos três jogos do Campeonato Brasileiro. Paolo Guerrero e Alexandre Pato, convocados para as seleções de Peru e Brasil, respectivamente, perderão os confrontos com Internacional (quarta, dia 4), Náutico (domingo, dia 8) e Botafogo (quarta, dia 11). Juntos, eles marcaram 31 gols em 2013: 17 de Guerrero, 14 de Pato.

Em alta na competição nacional após golear o Flamengo por 4 a 0 no último domingo, o Timão perde seus goleadores para jogos contra concorrentes diretos na tabela de classificação. À exceção do Náutico, lanterna do Brasileirão, o Corinthians enfrentará duas equipes com as quais vem brigando na parte de cima. Enquanto o time de Tite é o quinto colocado, com 29 pontos, o Inter é o sétimo, com 24, e o Botafogo é o quinto, com 30.

Destaque do Corinthians com dois gols na vitória sobre o Fla, Pato é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro. Ele balançou as redes seis vezes e volta à seleção brasileira após uma única convocação neste ano: o jogador havia sido chamado para enfrentar a Bolívia, em amistoso cujo objetivo era arrecadar dinheiro para a família de Kevin Douglas Beltrán Espada, torcedor boliviano morto no jogo entre Timão e San José, pela Taça Libertadores da América.

Já Guerrero vem sendo presença constante nas convocações do técnico Sérgio Markarián, do Peru. O atacante já havia perdido os jogos contra Cruzeiro e Portuguesa, no início do Brasileirão, para defender a seleção peruana em partidas contra Equador e Colômbia, ambas pelas Eliminatórias. Em ambas as oportunidades o goleador corintiano foi titular, mas não balançou as redes.

O próprio peruano havia destacado após a goleada sobre o Flamengo que confiava em Alexandre Pato para suprir sua ausência nos três jogos pelo Brasileirão. Quem voltará a ganhar espaço na equipe será Emerson Sheik, que busca reafirmação na equipe. A tendência é que Tite o escale na função de centroavante, mais avançado, com Danilo, Douglas e Romarinho na linha de três do meio-campo.

– Lógico que é uma pena deixar o Corinthians, mas tenho de defender a minha seleção. Temos um jogo muito importante contra o Uruguai, que pode valer a classificação para a Copa do Mundo de 2014. Precisamos de um bom resultado – explicou Guerrero.

Enquanto Alexandre Pato disputará dois amistosos pela seleção brasileira, contra Austrália (sábado, em Brasília) e Portugal (dia 10, em Boston), no lugar de Fred, cortado, Guerrero terá compromissos mais decisivos: o Peru encara o Uruguai (dia 6) e a Venezuela (dia 10), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Entre as cinco competições que disputou ou ainda disputa, o Corinthians marcou 74 gols em 2013. Alexandre Pato e Paolo Guerrero foram, juntos, responsáveis por 41% das vezes em que as redes foram balançadas a favor dos alvinegros.