Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Zanardi sofre acidente e é levado de helicóptero a hospital com politraumatismo; estado é grave

Multicampeão paralímpico e ex-piloto de Indy e F1 se acidentou durante evento.

Globo Esporte

19 de Junho de 2020 - 16:05

Alex Zanardi se envolveu, nesta sexta-feira, em um acidente na região de Siena, na Itália, durante uma das etapas do revezamento do "Obiettivo Tricolore", espécie de maratona festiva que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão (handbikes) e triciclos para celebrar o renascimento da Itália ao normal após a crise causada pela pandemia de coronavírus.

O acidente aconteceu na rodovia SP 146, perto do município de Pienza (a 55 km de Siena). De acordo com o jornal "Gazzetta dello Sport", Zanardi teria perdido o controle da bicicleta durante uma descida, invadido a contramão e batido em um caminhão. Em entrevista ao "La Repubblica" o técnico da equipe de ciclistas, Mario Valentini, afirmou que o caminhoneiro ainda tentou evitar a colisão, mas que a ação foi em vão.

- Aconteceu em uma descida, logo antes de uma leve curva na estrada. O Alex invadiu levemente a pista oposta, o caminhão tentou desviar, mas não conseguiu evitar o impacto - afirma.

Em um vídeo divulgado pela "Tgr Rai Toscana" é possível ver o equipamento do atleta no meio da via, parcialmente destruído.

Após ao pedido de socorro de outros atletas, o ex-piloto de Fórmula Indy e F1 foi resgatado de helicóptero e transferido para o hospital Le Scotte, em Siena. Segundo informou o centro médico, o estado de saúde é "gravíssimo em função de um traumatismo craniano" e que, no momento, Alex está sendo submetido "a uma delicada neurocirurgia"

O atleta paralímpico e piloto se preparava para voltar às pitas, mas dessa vez fora da bike e dentro do cockpit, no mês de novembro pelo Campeonato Italiano de GT como piloto da BMW.

A carreira de Zanardi

Zanardi teve carreira discreta na F1, mas brilhou na CART, uma das categorias dissidentes da Indy. Foi bicampeão em 1997 e 1998 e terceiro colocado em 1996. Nesse período, conquistou 15 vitórias e subiu ao pódio 27 vezes.

Em setembro de 2001, porém, viu a vida virar de cabeça para baixo em um tenebroso acidente em uma etapa da categoria disputada em Lausitzring, na Alemanha. Zanardi rodou, bateu no muro e ficou atravessado na pista.

Ele foi atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani. Zanardi teve as pernas severamente comprometidas no acidente, foi submetido a diversas cirurgias de emergência e precisou amputá-las acima do joelho. Em 2007 ele começou a competir no paraciclismo.

Na Paralimpíada do Rio, repetiu o feito dos jogos de Londres, em 2012, e conquistou três medalhas (duas de ouro e uma de prata), se tornando o maior campeão do ciclismo paralímpico. Com a façanha, Alex chegou a seis medalhas olímpicas na carreira, sendo quatro de ouro e duas de prata - três delas conquistadas em solo brasileiro, e as outras em Londres 2012 - e vai ao topo do ranking na modalidade, superando o australiano Christopher Scott, que também possui seis medalhas (três ouros, duas pratas e um bronze).