Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Maia diz que Brasil deveria dar 'sinal mais claro' sobre meio ambiente para não afastar investimentos

Presidente da Câmara afirmou que credibilidade do país em relação ao setor ambiental e à independência das instituições pode ter 'custo muito grande' na retomada econômica.

G1

23 de Junho de 2020 - 13:07

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse nesta terça-feira (23) que o Brasil deveria dar um "sinal mais claro" sobre as políticas ambientais para não afastar investimentos quando a pandemia do novo coronavírus passar.

A avaliação foi feita durante uma videoconferência promovida pela Câmara de Comércio França-Brasil.

Segundo Maia, a credibilidade do país no setor ambiental e em relação à independência das instituições tem um “custo grande na retomada do investimento”. Ele ainda criticou a crise política no Brasil, que tem provocado manifestações antidemocráticas, com pedidos de fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A gente também deveria dar um sinal mais claro em relação ao meio ambiente. Nós sabemos que esse é um ponto importante para muitos investidores no mundo”, afirmou.

Maia disse ter recebido cartas de muitos investidores estrangeiros preocupados com a condução da política ambiental e disse que o setor é caro a empresários americanos e europeus.

“É uma agenda que o governo trata de uma outra forma. Foi eleito para isso. É legítimo. Mas isso pode ter um custo muito grande na retomada do investimento, que é exatamente a credibilidade do Brasil em relação à independência das nossas instituições e o tema do meio ambiente que são temas certamente muito importantes para aqueles que investem, principalmente para aqueles estão na Europa e nos EUA”, declarou.

Nesta terça, reportagem do jornal "O Globo", mostrou que um grupo de investidores internacionais enviou uma carta aberta a embaixadas brasileiras em oito países manifestando preocupação com o aumento do desmatamento no Brasil.

2ª Instância

Maia também disse que a Câmara deve retomar os debates e votar em agosto a proposta de emenda constitucional (PEC) sobre a prisão após condenação em segunda instância.

Maia afirmou que a mudança deverá valer para todas as esferas do judiciário, como a trabalhista, penal, tributária entre outras. O relator do texto na Câmara é o deputado Fábio Trad (PSD-MS)