Geral
Ciclone extratropical coloca 19 cidades de MS em ‘perigo’ para tempestade com granizo
Rajadas de vento de até 60 km/h devem atingir cidades.
Midiamax
06 de Abril de 2026 - 07:28

Um ciclone extratropical atua sobre Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (6) e deve impactar o tempo no Estado até sexta-feira (10). Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 19 cidades de MS têm ‘perigo potencial’ para tempestades neste início de semana.
O aviso amarelo do Inmet prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Pode haver ventos intensos, de 60 quilômetros por hora, e queda de granizo. Assim, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há previsão de tempestades nas regiões do Bolsão, norte, Pantanal e de Campo Grande. As temperaturas ficam entre 22°C e 37°C em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (6).
Lista da tempestade:
Confira a lista de cidades em ‘perigo potencial’ para tempestades, segundo o Inmet:
- Água Clara
- Alcinópolis
- Aparecida do Taboado
- Camapuã
- Cassilândia
- Chapadão do Sul
- Corumbá
- Costa Rica
- Coxim
- Figueirão
- Inocência
- Paraíso das Águas
- Paranaíba
- Pedro Gomes
- Rio Verde de Mato Grosso
- São Gabriel do Oeste
- Selvíria
- Sonora
- Três Lagoas
Ciclone Extratropical
De acordo com o Climatempo, ciclones extratropicais e frentes frias se desenvolvem em regiões com grande contraste de temperatura, ou seja, onde há encontro entre uma massa de ar quente e outra de ar frio.
Esse cenário já pôde ser observado desde domingo (5) na região central da América do Sul. Enquanto o norte da Argentina e o Paraguai enfrentam temperaturas elevadas, uma intensa massa de ar frio, de origem polar, avança pelo leste da Argentina em direção ao oceano. É justamente no encontro dessas massas de ar que o ciclone extratropical se forma, dando origem, posteriormente, à frente fria.




