INTERNACIONAL
Conclave: primeiro sinal de fumaça sai nesta quarta-feira (7); veja os horários
Sucessor do Papa Francisco começa a ser escolhido no Vaticano.
Correio do Estado
07 de Maio de 2025 - 07:38

O conclave que elegerá o próximo Papa, sucessor de Francisco - falecido em 21 de abril - começa nesta quarta-feira (7). Neste primeiro dia de votação, as chaminés do Vaticano já devem soltar fumaça anunciando o resultado.
Às 13h (horário de Mato Grosso do Sul) será divulgado se a primeira votação que ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, teve uma decisão. Se a fumaça for preta, ainda não há consenso no colégio de cardeiais.
Já se a fumaça for branca, um novo papa será anunciado.
Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.
No caso de haver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.
A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:
- 4h30min (MS) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido
- 6h (MS)
- 11h30min (MS) - somente se for branca
- 14h (MS)
Os horários foram informados pelo diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni.
Isolamento e início do conclave
O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (4h de MS). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (10h30 de Mato Grosso do Sul), com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.
Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação. O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes.




