Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Internacional

EUA se dividem em atos a favor e contra a contagem de votos

G1

05 de Novembro de 2020 - 13:20

EUA se dividem em atos a favor e contra a contagem de votos
Montagem com imagens de Nova York, onde manifestantes pediram a contagem de votos, e Detroit, onde pessoas que apoiam Donald Trump tentaram interromper a contagem — Foto: Jeenah Moon e Rebecca Cook/Reuters

Em diferentes cidades dos Estados Unidos, manifestantes favoráveis a Donald Trump fizeram protestos na quarta e nesta quinta-feira (5) para tentar parar a contagem final dos votos. Também houve manifestações de grupos favoráveis à continuação da contagem.

Dados da Associated Press apontavam, até 13h45 desta quinta-feira, que Joe Biden liderava a disputa com 264 delegados, contra 214 de Trump. Para chegar a 270 e vencer a eleição, faltam, portanto, 6 delegados para o democrata.

A campanha de Trump afirmou que vai à Justiça para suspender a contagem de votos na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. O republicano também vai pedir a recontagem de votos em Wisconsin.

Em municípios de estados decisivos, pessoas que apoiam Trump fizeram atos políticos na frente dos edifícios onde os votos são contados.

Os apoiadores de Trump gritam frases como “parem a contagem” e até “parem o voto”.

Os protestos estão em sintonia com a tese que Trump apresenta, sem evidências, de que há problemas graves com os votos e a contagem, especialmente com as cédulas que foram enviadas pelo correio.

Os republicanos entraram com processos em diversos estados para tentar parar a contagem.

Um dos estados onde os votos ainda estão sendo tabulados é o Arizona. Na capital, Phoenix, os manifestantes foram ao estacionamento do prédio onde estão sendo contadas as cédulas.

Os apoiadores do Trump chegaram a atacar a rede Fox News, que é aliada do presidente, mas que contabilizou o Arizona como um local onde Biden já venceu.