INTERNACIONAL
Japão tem voos cancelados após vulcão sofrer série de erupções na madrugada deste domingo
Midiamax
16 de Novembro de 2025 - 20:39

Dezenas de voos foram cancelados no Japão na manhã deste domingo (16), após um vulcão, localizado na ilha Kyushu, a principal ilha ocidental do país, entrar em erupção. As operações precisaram ser interrompidas devido à densa pluma de fumaça e cinzas que ocupa cerca de quatro quirômetros no ar, dificultando a visibilidade.
Conforme agências de notícias locais, esta foi a primeira erupção a atingir quatro quilômetros de altura nos últimos 13 meses. Cerca de 30 voos com destino e saída do Aeroporto de Kagoshima foram cancelados.
O vulcão Sakujarama está localizado na ponta sul de Kyushu, perto da cidade de Kagoshima. Segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa, ocorreu uma série de erupções durante a madrugada, no horário local.
Conforme a Agência, as cinzas vulcânicas seguiram na direção noroeste após o vulcão registrar a última erupção. A estimativa é de que a fuligem se espalhe e atinja também a cidade de Kagoshima e a província de Miyazaki.
Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão e erupções em diversos níveis ocorrem com frequência. Em 2019, as cinzas chegaram a atingir o patamar de 5,5 km.




