Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Internacional

Lula parabeniza Erdogan por reeleição na Turquia neste domingo

Presidente turco, que está há 20 anos no poder, terá direito a um mandato de mais cinco anos no comando do país.

CNN Brasil

28 de Maio de 2023 - 17:43

Lula parabeniza Erdogan por reeleição na Turquia neste domingo
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, reeleito neste domingo. Foto: Imprensa da Presidência da Turquia/Divulgação via REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pela reeleição confirmada no fim da tarde deste domingo (28).

Erdogan, que está há 20 anos no poder, ganha, agora, direito a um mandato de mais cinco anos no comando da Turquia, após um pleito apertado e que, pela primeira vez, levou o presidente e candidato ao segundo turno.

“Cumprimento Erdogan pela reeleição como presidente da Turquia”, escreveu Lula em uma publicação em seu Twitter feita às 16h40 (horário de Brasília), poucos minutos depois de as urnas confirmarem oficialmente a vitória do colega.

“Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo.”

Erdogan enfrentou Kilicdaroglu, de 74 anos e líder do partido de esquerda CHP. O adversário admitiu a derrota e disse que continuará a liderar sua luta após “a eleição mais injusta em anos” contra o atual presidente.

No primeiro turno de votação, em 14 de maio, Erdogan garantiu uma vantagem de quase cinco pontos sobre Kilicdaroglu, mas ficou aquém do limite de 50% necessário para vencer.O bloco parlamentar do presidente conquistou a maioria das cadeiras na corrida parlamentar no mesmo dia.