Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

INTERNACIONAL

Pix chega à França e revoluciona compras de brasileiros em Paris

O sistema funciona gerando um QR Code internacional em reais que é escaneado pelo app bancário brasileiro do turista.

Folha de Campo Grande

22 de Julho de 2025 - 10:33

Pix chega à França e revoluciona compras de brasileiros em Paris
A estimativa da PagBrasil é que esse formato, chamado de “International Pix”, esteja disponível em mais países nos próximos anos.

Desde julho de 2025, turistas brasileiros que visitam a França podem pagar com Pix em diversas lojas de Paris, graças à iniciativa de fintechs como a PagBrasil, por meio da plataforma VoucherPay
O sistema funciona gerando um QR Code internacional em reais que é escaneado pelo app bancário brasileiro do turista. A conversão para euros é automática, a transação é instantânea e inclui uma taxa de serviço de cerca de 3%.

Em muitos pontos de venda, há ainda a opção de parcelamento em até 10 vezes com escrituração em reais, embora com possíveis juros locais. Entre os estabelecimentos que já aderiram estão marcas de destaque entre turistas brasileiros, incluindo a farmácia CityPharma e perfumarias como Fragrance de l’Opéra e Grey, além de lojas como Divvino, The Pretty Shop e J’adore Souvenir.

A estimativa da PagBrasil é que esse formato, chamado de “International Pix”, esteja disponível em mais países nos próximos anos. A fintech prevê que o volume de transações atinja significativa escala em destinos populares entre brasileiros.

A iniciativa visa reduzir custos com IOF e taxas de cartão internacional, oferecer praticidade e tornar a experiência de compra mais familiar e segura para os visitantes. A medida também representa um avanço na digitalização dos pagamentos internacionais, beneficiando tanto os lojistas franceses quanto os consumidores brasileiros.

Vantagens do Pix na França:
-Transação instantânea com taxas mais baixas do que cartões internacionais;
-Pagamento direto em reais com conversão na hora;
-Opção de parcelamento fixo em reais;
-Maior segurança e menos necessidade de câmbio ou dinheiro em espécie.