Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Internacional

Síria reabre principal fronteira com Jordânia após 3 anos

O governo adotou uma série de medidas preparatórias para reativar o transporte de bens e circulação de veículos entre ambos os países.

Agência Brasil

29 de Setembro de 2018 - 10:01

O governo da Síria reabriu hoje (29) a passagem de Nasib, a principal fronteira com a Jordânia, que permaneceu fechada durante três anos, desde foi tomada por grupos rebeldes.

O local foi aberto para o trânsito de caminhões, segundo anunciou o Ministério dos Transportes sírio em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias Sana. O governo adotou uma série de medidas preparatórias para reativar o transporte de bens e circulação de veículos entre ambos os países.

A passagem de Nasib, que liga o distrito de Daraa à cidade jordaniana de Yaber, é a principal conexão comercial entre os países e se conecta com a estrada internacional que atravessa a Síria de norte a sul, passando por Damasco.

Importância

Essa via é considerada um dos cruzamentos terrestres mais importantes do Oriente Médio, já que foi a principal passagem das exportações sírias para Jordânia, Líbano e os países do Golfo.

As forças leais ao presidente sírio Bashar al Assad recuperaram a passagem de Nasib e toda a província de Daraa em julho, após forçarem os rebeldes a saírem para a região de Idlib, no norte do país.

Depois que o governo sírio assumiu o controle da fronteira, o Exército jordaniano divulgou um comunicado dizendo que essa reconquista traria consequências "positivas para a segurança e a economia" de ambos os países.

Até então, a Jordânia mantinha as fronteiras com a Síria fechadas para evitar a entrada de refugiados e de terroristas em seu território.