INTERNACIONAL
Terremoto de magnitude 6,3 deixa ao menos 20 mortos e 500 feridos no Afeganistão
Tremor atingiu a região de Mazar-e-Sharif e causou estragos na histórica Mesquita da cidade.
Midiamax
03 de Novembro de 2025 - 14:00

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o Afeganistão na manhã desta segunda-feira (3) e deixou ao menos 20 mortos e 500 feridos, segundo as autoridades locais. O tremor atingiu a região de Mazar-e-Sharif, cidade com mais de 500 mil habitantes, a uma profundidade de 28 km, conforme o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).
O porta-voz do Ministério da Saúde do Talibã, Sharfat Zaman, disse que o total de vítimas ainda pode aumentar conforme as equipes de resgate cheguem a aldeias remotas, como em Balkh e Samangan.
Diversas regiões ficaram sem eletricidade e sofreram danos em suas construções. A Mesquita Azul de Mazar-e-Sharif, uma das maiores do país, foi danificada com o terremoto. Ela foi construída no século XV e é um dos locais mais sagrados no Afeganistão.
O tremor também atingiu regiões do Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão, países que fazem fronteira com o norte do Afeganistão. Em agosto de 2025, ao menos 2,2 mil pessoas morreram no país afegão após estragos de um terremoto de magnitude 6,0, no leste do território.




