Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Agepan será a primeira agência de regulação no país a aceitar pagamentos via Pix

Portal do MS

28 de Julho de 2021 - 09:27

Agepan será a primeira agência de regulação no país a aceitar pagamentos via Pix
Foto: Barbosa

Para oferecer agilidade e segurança a empresas e prestadores de serviços dos setores regulados, a Agepan - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de MS passará a oferecer, a partir de 1° de agosto, o PIX como opção para o pagamento. Com o novo formato, as empresas poderão optar pelo pagamento das guias também pelo celular, sem a necessidade de se deslocar até a agência ou imprimir guias. A ação foi alinhada em reunião nesta segunda-feira, com a diretoria do Banco do Brasil.

De acordo com o diretor-presidente da Agepan Carlos Alberto de Assis, a inovação é resultado de um projeto de modernização da agência que teve início há 90 dias. “Além da redução de tempo e custo, a digitalização de pagamentos representa um enorme avanço e vai facilitar a quitação de débitos inclusive para as empresa que atuam no interior do estado que muitas vezes precisavam se deslocar até a capital para negociar valores e emitir guias”, pontua Assis.

A utilização do PIX, tornou-se, em pouco tempo, uma das principais transações do País, de acordo com o gerente-geral setor público Ricardo Santa Cruz. “É um formato de pagamento mais fácil e rápido. A digitalização vem transformando as transações de uma forma muito positiva, hoje a gente vê a popularização do PIX, em pouco tempo de existência. Tínhamos, em um passado muito recente, um modelo de pagamento em que demorava pela compensação. Hoje apresentamos um modelo que estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, relata.

O PIX é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias que foi criado pelo Banco Central do Brasil. Com ele, transações podem ser feitas pelo celular a qualquer hora do dia, basta que o cliente possua uma conta corrente ou poupança. O novo formato será oferecido inicialmente para os serviços de Licença Fretamento, vistorias, licenças de viagens, expedição de certificado, autos de infração, taxa de outorga, serviços cadastrais.

Facilidades

Para Silvana Alves Moreira, representante da Cooperativa de Transporte de Passageiros e Carga Cidade das Águas do município de Três Lagoas, a Cooper3, o novo formato será muito bem-vindo, especialmente pela dificuldade de acesso as empresa do interior do estado. “O pagamento via PIX vai facilitar, de forma bastante considerável, para a nossa cooperativa que hoje realiza o pagamento de 3 a 4 guias mensalmente através de boletos que podem ser quitados apenas no Banco do Brasil.

Como estamos em período de atendimento bancário restrito por conta da pandemia, muitas vezes é necessário retirar senha e nos casos que o atendimento é mais lento, se faz necessário que o nosso financeiro gere outra guia para pagamento, o que nos causa um certo transtorno. Com o Pix, ficará mais rápido, fácil e poderemos realizar o pagamento por qualquer banco, que atualmente é para nós uma grande dificuldade”, relata. A Cooper 3, possui uma média de 165 veículos que realizam o transporte de passageiros em Mato Grosso do Sul.