Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Mato Grosso do Sul

Bombeiros alertam para cuidados durante as trilhas

Aventura deve ser acompanhada de cuidados, para que diversão não termine em problemas.

Portal do MS

22 de Janeiro de 2022 - 09:36

Bombeiros alertam para cuidados durante as trilhas
Foto: Portal do MS

No período de férias o volume de pessoas que buscam se aventurar em trilhas de Mato Grosso do Sul costuma aumentar. Destinos como a Trilha da Usina Abandonada e Morro do Ernesto, em Campo Grande, ou até mesmo a Trilha dos Mirantes e o Caminho das Antas, em Piraputanga, são uma das diversas opções para fugir da correria da cidade e ter contato com a natureza.

Essa aventura, porém, deve ser acompanhada de alguns cuidados, para que a diversão não termine em problemas. Para o chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, Major Fábio Pereira de Lima, a primeira preocupação que uma pessoa precisa ter antes de sair para a trilha é a condição do tempo. “Primeiramente deve verificar as condições do clima para saber se vai chover, se vai ter tempestade”, disse.

Avisar os famílias sobre onde está indo é algo também primordial. “Quando ela se deslocar para alguma trilha que informe as pessoas da família onde ela estará”, completou o major. O que levar para a prática do esporte é um fator importante. Na mochila não podem faltar alimentos leves, água, lanterna, apito e um kit de primeiros socorros. O celular carregado e uma bateria externa são dois itens que podem auxiliar em um momento de socorro.

Tão importante quando avisar os familiares e separar o que levar, é saber quem vai orientar a trilha. “É importante ir com um guia ou uma pessoa que tenha experiência e conheça o local”, orienta o Major Fábio. Para evitar de se perder do grupo, é importante que não perca de vista e não se desprenda das pessoas que estão na trilha. “É importante andar em no mínimo três pessoas e nunca se desprender do grupo”, orientou.

Para não correr o risco de se perder, é necessário também levar um mapa, GPS. Já para que a prática do esporte se torne mais leve, o (a) aventureiro (a), deve escolher roupas leves e não se esquecer do repelente e do protetor solar. “Essas são as principais dicas para quem vai realizar uma trilha com segurança”, concluiu o major Fábio.