Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Há quase um mês, Mato Grosso do Sul registra mais de mil internados por Covid-19 todos os dias

Correio do Estado

16 de Abril de 2021 - 15:29

Há quase um mês, Mato Grosso do Sul registra mais de mil internados por Covid-19 todos os dias
Mato Grosso do Sul registra mais de mil internados por Covid-19 há 27 dias - Divulgação/Santa Casa

Há 27 dias, Mato Grosso do Sul registra mais de mil pessoas internadas por Covid-19, em leitos clínicos e de UTI, instalados tanto na rede pública, quanto na privada.

Em um mês, o número de internados mais que dobrou no Estado. No dia 1º de março eram 611 pessoas hospitalizadas (308 em leitos clínicos e 303 em UTI). Já no dia 1º de abril, as internações alcançaram 1.296 (769 clínicos e 527 UTI).

A médica infectologista, Mariana Croda indica que Mato Grosso do Sul está atualmente em estabilidade, só que em uma curva muito alta. "Isso é péssimo. Em um mês dobrou o número de internados, a gente estabilizou num patamar muito alto".

Como o índice de óbitos continua elevado, foram 669 somente no mês de abril, Croda avalia que se o número de internações não abaixou, é porque o nível de infecções continua alarmante.

O Estado registra 235.010 confirmações desde o início da pandemia, sendo 1.062 diagnósticos positivos e 44 novos óbitos registrados no boletim epidemiológico desta sexta-feira (16).

"Nossos dados, embora tenham levemente melhorado, ainda são preocupantes. Ontem, pesquisadores anunciaram que o vírus modificou e existem novos vírus já muito presentes no nosso Estado. A P1 principalmente, ela possui uma carga viral alta e é mais transmissível , o que temos observado agora é casos mais rápidos e pessoas morrendo muito rapidamente", disse a secretária-adjunta da SES, Crhstinne Maymone.

"Mesmo que a gente ainda veja uma melhoria nos números com os fechamentos que tiveram, ainda não houve diminuição nas internações. Mesmo com tantos óbitos, continuam muitas pessoas internadas", ressaltou Croda.

A previsão para as próximas semanas é que a estabilidade em um platô elevado continue. "Nesse âmbito das internações a gente ainda não consegue ver bem essa queda. Pode ser que em outras áreas, como número de casos ou óbitos, possa melhorar. Mas para internações, a gente ainda tem um platô alto, que ainda não tínhamos ultrapassado anteriormente".

Hoje, são 1.169 pessoas internadas, sendo 636 em leitos clínicos (406 público; 230 privado) e 533 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (386 público; 147 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 104%, Dourados em 92%, Três Lagoas 98% e Corumbá 87%. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 107 pessoas na fila de espera por um leito no Estado. Só em Campo Grande, são 45.

Na live da SES de hoje, o titular da pasta, Geraldo Resende anunciou a ativação de novos 10 leitos no município de Dourados e 10 leitos em Campo Grande, além da promessa de mais leitos de UTI também em Três Lagoas.

"Quero agradecer mais uma vez o apoio que estamos tendo em todos os setores da comunidade de Mato Grosso do Sul, principalmente as grandes empresas que tem nos dados apoio, inclusive com equipamentos para montagem de leitos de UTI", disse.