Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Inscrições para processos seletivos do IFMS terminam amanhã

Dourados News

02 de Agosto de 2021 - 14:56

Inscrições para processos seletivos do IFMS terminam amanhã
Seleção é aberta àqueles que participaram do Enem desde 2011 - Crédito: Divulgação/IFMS

Terminam nesta terça-feira (3) as inscrições em dois processos seletivos para graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Foram abertas 706 vagas em Dourados, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.

As inscrições acontecem na Página do Candidato (clique aqui). São diversas opções de cursos superiores, de bacharelado, licenciatura e tecnologia.

Por meio do edital n° 55/2021 são ofertadas 265 vagas remanescentes na graduação. O processo seletivo é aberto àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011.

Para concorrer, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na Redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.

Metade das vagas se destina àqueles que cursaram o todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, pelo menos 50% delas são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior um salário-mínimo e meio per capita.

A reserva é garantida ainda aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como às pessoas com deficiência, respeitando a proporção para o Mato Grosso do Sul no último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as informações precisam ser prestadas no ato da inscrição. Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, posteriormente, escolher se opta por se autodeclarar preto, pardo ou indígena. A seleção será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2011.

Portador de diploma, transferência e reingresso – Já através do edital n° 53/2021 são oferecidas 441 vagas para portadores de diploma, transferências (internas e externas) e reingressos. Os interessados em participar devem estar atentos à documentação necessária para inscrição.

 A oferta se destina a públicos distintos, de acordo com a formação ou situação do candidato:
portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Federal (clique aqui).