Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Meteorologia coloca MS em alerta de temporal e onda de calor

Previsão é de que ainda haja queda de granizo em alguns pontos do Estado até o final da semana.

Campo Grande News

17 de Janeiro de 2022 - 13:12

Meteorologia coloca MS em alerta de temporal e onda de calor
Mulher se protegendo do sol de 33º C na Capital, que não está sob alerta (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul vive duas realidades climáticas nesta segunda-feira (17), já que a meteorologia emitiu dois alertas - um de temporal e outro de onda de calor - em pontos quase extremos do mapa do Estado.

O de onda de calor é para onze cidades no sul do Estado e vale até a noite da quarta-feira (19). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante o período do aviso as temperaturas podem ficar 5º acima da média, deixando em risco a saúde humana.

Neste caso os municípios em alerta são: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. Já o alerta de perigo potencial para chuvas intensas vale para a região leste de Mato Grosso do Sul. Neste caso, o aviso vale até às 10h de terça-feira (18) e o acumulado de chuva pode chegar aos 50 mm/dia com ventos de até 60 km/h.

Há possibilidade de queda de energia e de árvores, além de alagamentos e descargas elétricas em 19 cidades. Por isso a recomendação é não se abrir debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

As cidades sob o aviso são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. Em caso de emergência, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil no 199.

Mudança - De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é que a partir de quarta-feira o tempo mude e ocorram tempestades com queda de granizo em grande parte do Estado.

Para hoje e amanhã, o previsto é tempo estável com temperaturas altas por conta de um sistema de alta pressão que favorece o tempo quente e seco, com termômetros chegando aos 38ºC nas regiões pantaneira, sudoeste e parte do sul da região leste.

Já na noite de terça, o tempo muda e está prevista a chegada de chuva e tempestade acompanhada de raios e ventania na região leste. Para quarta e quinta-feira, a previsão é de chuva intensa com raios, ventania e possibilidade de queda de granizo, também na região centro-norte. Para o restante do Estado a previsão é de pancadas de chuvas isoladas.