Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Quase 50 mil recusaram vacina na Capital

Outras 200 mil ainda precisam receber a segunda dose da vacina

Campo Grande News

15 de Setembro de 2021 - 16:16

Quase 50 mil recusaram vacina na Capital
Secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, durante agenda pública nesta quarta-feira (15). (Foto: Kísie Ainoã)

Balanço da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), aponta que quase 50 mil pessoas com 18 anos ou mais não tomaram nenhuma dose da vacina contra a covid-19 em Campo Grande, o que representa 8% do total de 610 mil campo-grandenses com 18 anos ou mais que vivem na cidade. Preocupante, o índice contraria insistentes pedidos para que que a população se proteja contra a doença que já fez diversas vítimas na cidade.

“É uma questão difícil porque quem não se vacinou ainda é porque de fato não quer e acredita que está em uma posição tranquila. Por isso temos feito ações de vacinação itinerante, para alcançar essas pessoas”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. Segundo, outros 200 mil campo-grandenses precisam receber a segunda dose da vacina.

Apesar do número que ainda precisa ser batido, José Mauro lembra que 92% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina, quando a meta imposta pelo Ministério da Saúde é de 90%. Pelos cálculos do municípios é de 610 o total de moradores com 18 anos ou mais.

“Já estamos observando o controle da pandemia, por isso adiantamos a segunda dose e o reforço. A vida já está voltando ao normal, a gente observa que temos, inclusive, que ajustar alguns decretos”, pontua.

Com a vacinação acelerada e perto de atingir 70% da população adulta imunizada com as duas doses, Campo Grande se vê alterando a maneira de medir os impactos da pandemia. Enquanto nos tempos mais críticos a taxa de ocupação de leitos era o principal fato a ser considerado, agora, os parâmetros têm mudado.

PUBLICIDADE

“ A taxa de ocupação de leitos já não é o mais importante até porque, houve redução dos leitos. Por isso, a comparação já não é a mesma de antes e a Prefeitura tem focado no número de testes positivos e na procura de pacientes sintomáticos por internações e óbitos”, finaliza José Mauro.

Na avaliação do secretário municipal de saúde, a vacinação avançada em Campo Grande foi barreira para a circulação da variante Del na Capital, mesmo após confirmações em junho e julho.