Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul

Sábado começa com temperaturas amenas e 55 cidades sob alerta de chuvas intensas

Segundo o alerta vermelho — que prevê perigo potencial —, os ventos podem ser intensos, entre 60 e 100 km/h, e provocar estragos em 55 municípios.

Midiamax

18 de Outubro de 2025 - 08:14

Sábado começa com temperaturas amenas e 55 cidades sob alerta de chuvas intensas
Tempo. Foto: Osmar Veiga

Se você pretende sair de casa neste sábado (18), mesmo que apenas para um passeio rápido, é melhor se preparar e levar o guarda-chuva. Isso porque hoje, pelo menos 55 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas intensas.

O aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é válido até as 13 horas deste sábado e indica que há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou até 50 e 100 mm/dia.

Segundo o alerta vermelho — que prevê perigo potencial —, os ventos podem ser intensos, entre 60 e 100 km/h, e provocar estragos em 55 municípios. Com chuvas e ventos mais intensos, o aviso também destaca baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em relação às temperaturas, Campo Grande deve ter a mínima de 23°C e com a máxima podendo chegar aos 26°C. Pode chover a qualquer hora do dia na Capital de Mato Grosso do Sul.

Na segunda maior cidade do Estado, Dourados, os termômetros oscilam entre 22°C e 24°C. Também existe previsão de chuva no município.

Na fronteira de MS, em Ponta Porã, o sábado também promete ser chuvoso, com mínima de 21°C e a máxima não ultrapassando os 24°C.

Na região do Bolsão, em Três Lagoas, apesar da chuva, o dia deve ser quente. A mínima prevista para cidade é de 23°C, com a máxima podendo chegar a 31°C.

Em Corumbá, também existe previsão de chuva a qualquer hora do dia. Os termômetros na cidade pantaneira devem oscilar entre 24°C e 34°C.

O que fazer em casos de chuvas intensas?

Em casos de chuvas intensas, as orientações são para que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.

Também há indicação para evitar o uso de aparelhos elétricos. Quadro de energia elétrica deve ser desligado onde as chuvas e os ventos forem mais fortes.

Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no 199, ou para a equipe do Corpo de Bombeiros no 193.