Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Meio Ambiente

Avança o plantio de mudas para restaurar 6 mil hectares do Taquari

Projeto tenta recuperar área degradada após maior desastre.

Campo Grande News

04 de Abril de 2024 - 14:45

Avança o plantio de mudas para restaurar 6 mil hectares do Taquari
Projeto tenta recuperar área degradada após maior desastre ambiental na região pantaneira.

O projeto que pretende restaurar áreas degradadas na região do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região entre Costa Rica e Alcinópolis, avança com a plantação de árvores nativas. Os plantios acontecem em uma área de 2,7 mil hectares, na fazenda comprada pelo Governo do Estado no ano passado, por R$19 milhões, e inserida ao Parque.

De responsabilidade da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o gado foi retirado da propriedade e, a partir daí, foram realizados vários levantamentos na área, para dar início às ações de restauração.

O plantio de 51 espécies nativas começou em janeiro e foram escolhidos ipê, balsamo, angico e aroeira. Além de 20% de plantas frutíferas para alimentar os animais silvestres, entre elas o baru, pequi, jenipapo e jatobá.

Área em MS onde está localizado o Parque Estadual das Nascentes do Taquari (Arte: Lennon Almeida)

É importante lembrar que, naquela área, o desmatamento e pastagens degradadas contribuíram com o processo de assoreamento do Rio Taquari. O impacto se deu especialmente com a formação de voçorocas, que são imensos buracos que ultrapassaram o limite da erosão e atingiram o lençol freático.

As voçorocas, que comprometem aproximadamente 40 hectares, carregam sedimentos dos chamados Alto até o Médio e Baixo Taquari, que compreendem três diferentes pontos da extensão da bacia hidrográfica do rio.