Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Policial

André anuncia reforço de mais 24 policiais no efetivo do DOF

Este ano, o DOF homenageia 15 personalidades civis e militares que de alguma forma tem contribuído para o trabalho desenvolvido pela corporação

Notícias MS

26 de Maio de 2011 - 13:42

André anuncia reforço de mais 24 policiais no efetivo do DOF
Andr - foto Rachid Waqued

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) completa 24 anos e através do trabalho desenvolvido não só em Dourados, mas na região de fronteira, tem sido referência no Brasil para todas as unidades de segurança pública. Para comemorar mais um ano de trabalho do DOF – celebrado no próximo sábado (28), o governador André Puccinelli e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini visitaram a unidade hoje (26) e prestigiaram a solenidade de entrega da medalha Águia da Fronteira para quem tem contribuído para o serviço da corporação.

Na oportunidade, o governador André Puccinelli anunciou o reforço de mais 24 homens no efetivo do Departamento. “O DOF está incorporando mais 24 policiais militares. Eu e a vice-governadora, Simone Tebet, temos tido em relação à segurança pública um cuidado especial. Desde o início da nossa gestão estamos priorizando a segurança com mais efetivo e equipando as unidades da Sejusp”, afirmou.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini destacou o trabalho do DOF, especialmente dos policiais que trabalharam no mês de abril deste ano no distrito de Amandina, município de Ivinhema, quando realizaram a apreensão de cerca de 900 quilos de cocaína. “A atitude brilhante desses valorosos policiais foi decisiva para o desfecho da ocorrência e eles sempre estão demonstrando alto grau de profissionalismo e comprometimento com o serviço policial. Essa operação durou várias horas de trabalho culminando na maior apreensão de cocaína de Mato Grosso do Sul”, lembrou.

Jacini disse que o DOF realiza o policiamento que com o tempo foi sedimentando e hoje conta com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e faz política de integração com as polícias. E este trabalho tem garantido mais segurança ao Estado com o combate aos crimes típicos da região.

Conforme o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, o primeiro quadrimestre do ano em comparação ao mesmo período do ano passado revela uma variação significativa em todos os tipos de ocorrências, como, por exemplo, o aumento de 55% na apreensão de maconha; 2,064% em pasta base de cocaína; 2% de haxixe; 638% de crack; e também na quantidade de cocaína que já foi apreendida - quase uma tonelada - com destaque para a apreensão ocorrida no distrito de Amandina.

O DOF já apreendeu a nova droga mais devastadora que o crack, que é o OXI, sendo apreendido um quilo da droga no município de Mundo Novo, vindo do Paraguai e que seria levado até o estado do Paraná. “O DOF tem muito o que comemorar porque vem combatendo o tráfico. Estamos presentes em 51 municípios, sendo 12 nas faixas de fronteira, e este reforço anunciado pelo governador chega na hora certa e com certeza representa mais segurança para a população”, destacou o coronel Joel.

Os policiais de fronteira atuam principalmente na área rural das cidades atendidas pelo departamento. Ações de combate ao tráfico de drogas e ao contrabando de mercadorias estão entre as principais demandas de operações.

Criado em 1987, o DOF está sediado em Dourados e nasceu Grupo de Operações de Fronteira (GOF). Contava com efetivo de 16 policiais, oito civis e oito militares, para atuar especificamente na região da Grande Dourados. Após a reestruturação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em 1996 o GOF passou a se chamar Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e em maio de 1999 passou a operar também na região da fronteira com a Bolívia.

Medalha

    

Este ano, o DOF homenageia 15 personalidades civis e militares que de alguma forma tem contribuído para o trabalho desenvolvido pela corporação. Entre elas, a vice-governadora do Estado, Simone Tebet.

Simone disse que mais do que ser homenageada com uma medalha o que vale destacar é o trabalho que a corporação vem realizando ao longo dos anos. “Devemos destacar que o DOF é importante não só para Mato Grosso do Sul mas para o Brasil. Destacar também que estes homens colocam suas vidas em risco para resguardar nossas fronteiras”, ressaltou.

Confira a lista dos 15 agraciados com a Medalha Águia da Fronteira:

·         Simone Tebet - vice-governadora de Mato Grosso do Sul

·         Coronel PM Luiz Catarino da Silva - chefe do Estado Maior Geral da PMMS

·         Capitão PM Marcos César Hobel Escanaichi - DOF/Sejusp/MS

·         Sargento PM Gilson de Lima - DOF/Sejusp/MS

·         Cabo PM Eduardo Pinho Bulhões - DOF/Sejusp/MS

·         Soldado PM Edelson Ferraz da Silva - DOF/Sejusp/MS

·         Ronicleiton Matoso da Silva - investigador de Polícia - Defron/Sejusp/MS

·         José Alberto de Almeida - encarregado do Almoxarifado/Sejusp/MS

·         Ademir Almeida da Silva - repórter fotográfico do Jornal Diário MS

·         Neusa Alice Pereira de Queiroz Fermau - Expresso Queiróz Ltda

·         Orivaldo Christianini - Boa Vista Comércio de Produtos Agropecuários Ltda

·         Osório Hitoshi Nishimura - Fazenda Leiliane

·         Antônio César Lima Matoso - Fazenda Santo Antônio

·         José de Melo - Fazenda Alabama

·         Daniela de Matos Morales Santana - escrivã de Polícia Judiciária e Coordenadora de Comunicação Social da Sejusp-MS.