Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Dezembro de 2025

Policial

André e ministro da Defesa acompanha em Dourados Operação Ágata 2

Em Mato Grosso do Sul, o corpo de militares trabalhará em ações de repressão ao contrabando

Flavio Paes/Região News

22 de Setembro de 2011 - 07:00

O governador André Puccinelli, o ministro da Defesa Celso Amorim e os comandantes das Forças Armadas acompanham  hoje em  Dourados, a apresentação da Operação Ágata 2 realizada em Mato Grosso do Sul. A solenidade será às 10 horas, no Quartel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada na Avenida Guaicurus, 8.000.

Deflagrada no último dia 16 de setembro, a Operação Ágata 2, ação conjunta do Ministério da Defesa  e da Justiça conta em Mato Grosso do Sul com cerca de 300 militares da Marinha do Brasil, 1.600 militares do Exército e 450 militares da Força Aérea Brasileira em ações que visam reduzir a ocorrência de crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.

A operação, inserida no contexto do Plano Estratégico de Fronteiras, foi dividida em três etapas, cada uma contemplando a fronteira das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Para a realização das ações, a Ágata 2 contará com o apoio das Forças Armadas e o trabalho integrado das polícias Militar, Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional,  Forças de Inteligência, entre outros.

Em Mato Grosso do Sul, o corpo de militares trabalhará em ações de repressão ao contrabando, checagem de aeronaves e abastecimentos, patrulha naval nas calhas dos rios, bloqueio e controle de estradas, reconhecimento especializado de fronteira, revista de veículos, embarcações, interceptação de aeronaves suspeitas e ações cívico-sociais nas comunidades carentes.