Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 10 de Outubro de 2024

Policial

Com 17 anos, vereadora de Ipê é a mais jovem eleita no País

No Brasil, a idade mínima para assumir um cargo publico é 18 anos, como ela faz aniversário no dia da posse, poderá trabalhar como vereadora.

G1

10 de Outubro de 2012 - 10:00


A cidade de Ipê, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, elegeu a vereadora mais jovem do Brasil. Gislaine Ziliotto, de 17 anos, foi a líder de votos entre os 33 candidatos. Ela completará 18 anos em 1º de janeiro de 2013, mesma data da posse na Câmara de Vereadores.

No Brasil, a idade mínima para assumir um cargo publico é 18 anos, como ela faz aniversário no dia da posse, poderá trabalhar como vereadora.

"Teve uma mãozinha do destino, sei lá, acho que ele me empurrou. Alguma coisa deve estar previsto pra mim. A responsabilidade continua a mesma. Quando ma candidatei, já sabia que seria muita responsabilidade em representar esse pessoal", disse.

Gislaine recebeu 335 votos. Após o resultado da eleição, a jovem foi cumprimentada por moradores na rua. Ipê tem 6.016 habitantes, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"Acho que isso só me ajuda, tenho uma cabeça mais aberta. O pessoal está buscando mudança, quer mudar", comentou.

A jovem também foi saudada na escola. Gislaine cursa o 3º ano do ensino médio e foi recebida pelos colegas com aplausos. A vocação para a política vem de família. O pai, Gismar Zilotto, foi vereador até 2008.

"Ela acompanhava bastante, várias sessões ela vinha junto, acompanhava o pai na câmara. Quando não vinha, perguntava como foi a sessão", contou ele.

Pontão também terá vereadora de 18 anos

A cidade de Pontão, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, também terá uma jovem vereadora. Marina Bratz completa 18 anos em novembro. A filha de agricultores quer levar novas empresas para o município: “É a geração de emprego que está precisando. Os jovens estão saindo daqui e indo para outras cidades. É para que permaneçam aqui junto com a família”, explicou.