Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Policial

Comandante da PM faz alerta para segurança dos munícipes sidrolandenses

Saibam quais são as dicas da Polícia Comunitária da PM de Sidrolândia:

Franciane Trindade/Região News

31 de Maio de 2011 - 07:46

Comandante da PM faz alerta para segurança dos munícipes sidrolandenses
Comandante da Pol - Foto: Marcos Tom

O Comandante da Polícia Militar de Sidrolândia 2º Tenente QOPM Edcezar Zeilinger preocupado com a segurança pública do município, fez algumas recomendações uteis a população a fim de evitar a violência, e disponibilizará o áudio as emissoras de rádios do município onde as mesmas estarão veiculando para alertar os sidrolandenses.

Saibam quais são as dicas da Polícia Comunitária da PM de Sidrolândia:

Ao se deslocar nas ruas de sua cidade: Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como; relógios, colares e outras joias de valor. Evite passar por lugares mal iluminado. Não saia com grande quantia de dinheiro ou cartão de créditos se não haver necessidades. Separe  sempre pequenas quantia de dinheiros para pagar passagem, cafezinho e outras.

Ao sair para realizar compras no comercio: Procure não sair às compras sozinhas, procure não entrar em lojas muito cheias, faça suas compras em horários menos movimentados, evite carregar muito pacotes para não ocupar as duas mãos. Prefere pagar suas contas no cartão ou cheque para evitar carregar grandes quantias de dinheiro.

Ao frequentar Bancos: Evite conversar com pessoas estranhas fora ou dentro do banco, ao sacar o dinheiro evite colocar dinheiro no bolso de trás se possível distribua por vários locais do vestuário, se ao sair do banco, o pneu de seu carro estiver vazio, volte e confie seu dinheiro á guarda do gerente do banco e, só então providencie a troca pelo estepe. Você estará evitando a ação dos ladrões  que roubam sua pasta com dinheiro enquanto você troca o pneu o famoso golpe da furadinha.

Nos cruzamentos de Ruas: Ao parar num cruzamento deserto principalmente à noite, deixe o carro em primeira marcha e ao sentir a aproximação de suspeitos, avance o sinal e saia. Não pare para discutir pequenas batidas principalmente à noite, bandidos usam esse artificio para assaltar.

Na condução de carros e veículos: Nunca deixe documentos, talões de cheques, objetos de valor dentro do carro. Ao sair de dentro do carro mesmo que for por alguns minutos feche os vidros e trave as portas e tranque o porta malas. Procure estacionar o sue carro em locais vigiados por pessoas de confiada e se possível em locais iluminados e visíveis.

Ao utilizar o ônibus: Se o ônibus estiver vazio procure sentar-se perto do motorista, não solicite informações de pessoas estranhas. Procure os pontos de ônibus que se situem em locais de grandes movimentações. Desconfie sempre de estranhos de conversas envolvente que tentem aproximação. Na hora de pagar a passagem procure o dinheiro trocado. Nunca durma dentro de coletivos, isso facilita a ações de meliantes.

Na residência: Atender a porta somente após identificação previa, não aceitar a entrada de técnicos não solicitados, ao sair verifique se as portas e janelas estão trancadas, oriente a família a não comentar com estranhos os bens que a família possui e dos hábitos. Não de informações a pessoas estranhas por telefone, mantenha o numero  de sua residência bem visível, para mais fácil localização  pela policia ou corpo de bombeiro em uma situação de emergência.

Como evitar sequestro relâmpago: Antes de estacionar em via publica observe a presença de pessoas suspeitas, marginais costumam abordar vitimas nesse momento. Não saque muito dinheiro marginais também frequentam agências bancarias e muitas vezes, muito bem vestido e com boas aparecias, são confundidos com clientes. Ao retornar ao veiculo exige mais atenção ainda. Ladrões sabem que você acabou de retirar dinheiro, nesse momento estamos mais suscetíveis a assalto.

Como evitar assaltos no trânsito: Reduza a velocidade antes de se aproximar do semáforo vermelho, evitando parar o veículo. Mantenha os vidros fechados, verifique se as portas estão travadas. No transito se alguém provocar uma batida evite parar o carro para discutir, pode ser um assalto. Lembre-se que as abordagens dos marginais são sempre feitas pelo lado do motorista. Jamais desafie um ladrão. Pacotes embrulhos sacolas e outros objetos nunca devem ser deixados á mostra, guarde-os na porta malas.

Cuidado com seu filho (a): Trate seu filho como amigo, demostrando preocupação e afeto pelo seu desenvolvimento. Oriente seu filho para não aceitar balas, doces, presentes ou brinquedos de pessoas estranhas, conheça os amigos de seu filho. Ensine as crianças a pedir auxilio a Policia (pessoalmente ou por telefone) ou a pessoas conhecidas. Oriente seu filho para não desviar o trajeto da escola para casa e da casa para escola. Se seu filho estuda a noite espere ele no portão.

A sua segurança também depende de sua participação, e a Polícia Comunitária visa à participação social envolvendo todos os setores da comunidade, na busca de mais segurança e nos serviços ao bem comum.