Policial
Em 2012, Sidrolândia registrou 179 acidentes de trânsito; dois a cada três dias
Boa parte das ocorrências sequer são registradas porque os envolvidos chegam a acordo ou simplesmente, preferem não levar ao conhecimento por causa da documentação irregular.
Flávio Paes/Região News
30 de Janeiro de 2013 - 09:21
Com uma frota de 17 mil veículos, Sidrolândia está registrando uma média de dois acidentes a cada dois dias, que acontecem basicamente entre 10 e 13 horas e das 14 às 18 horas. Levantamento da Polícia Militar mostra que em 2012 foram registrados 179 acidentes, com dois mortos, 108 feridos, envolvendo 348 veículos, entre 78 motocicletas, 19 bicicletas, 38 caminhões e cinco ônibus.
Em média dois acidentes a cada três dias. Como era de se esperar, a Avenida Dorvalino dos Santos, concentra o maior número de ocorrências (38); seguindo-se a João Marcio Ferreira Terra (13), Paraná (10) e Antero Lemes (07)
A Policia Militar admite que esta estatística não reflita a realidade da violência no trânsito. Boa parte das ocorrências sequer são registradas porque os envolvidos chegam a acordo ou simplesmente, preferem não levar ao conhecimento por causa da documentação irregular.
A estatística divulgada pela PM mostra que dos envolvidos nos acidentes, 11 motoristas não tinham habilitação e pelo menos 50 estavam com CNH vencida. Entre os envolvidos nas ocorrências foram 258 homens e 83 mulheres. Com base nestes números, o comandante da PM, segundo tenente Edcezar Zeilinger, pretende sugerir a Prefeitura que execute um plano de reforço na sinalização do trânsito e troca de vias preferenciais a partir de um estudo do fluxo viário.
A maior parte dos acidentes em trânsito acontece nas duas rotatórias da Avenida Dorvalino dos Santos (em frente da rodoviária e do posto Pé de Cedro). Normalmente as colisões acontecem porque o motorista ou motociclista não respeita a preferência do veículo que está fazendo a rotatória ou ignora a placa de pare nos cruzamentos. Edcezar está convencido de que é preciso instalar semáforos nestes locais de maior movimento, além de refazer toda a sinalização horizontal e vertical.
O Departamento Municipal Trânsito está funcionando em condições precárias no prédio que abrigava o Conselho Tutelar. Os investimentos em sinalização vão depender basicamente de convênios com o Departamento Estadual de Trânsito. Os recursos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) acabam indo para o caixa único da Prefeitura e usado no custeio da máquina administrativa. Neste ano Sidrolândia vai receber de IPVA R$ 1.260.000,00.