Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Policial

Em operação nacional nas fronteiras, MS apreende 4 toneladas de maconha em 2 dias

A operação é um desdobramento do plano de segurança adoto pelo Brasil na Copa do Mundo

Midiamax

06 de Novembro de 2014 - 16:29

Foi divulgado nesta quinta-feira (6), o balanço da ‘Operação Brasil Integrado Fronteira’ coordenada pelo Governo Federal e, desenvolvida nos dias 4 e 5 deste mês, em 11 estados da faixa de fronteira e mais a região nordeste. De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), ao todo, foram apreendidas cinco toneladas de drogas, deste total, 4627 quilos foram apreendidos em Mato Grosso do Sul.

A operação é um desdobramento do plano de segurança adoto pelo Brasil na Copa do Mundo e tem como objetivo Além do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a divulgação do balanço contou com a participação, por videoconferência, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. As ações devem continuar em todo o país sob o com a implementação de CICCR (Centros de Comando e Controle Regionais) em todos os estados.

Em Mato Grosso do Sul, 3925 pessoas foram abordadas, 16 foram presas, oito detidas e por meio do cumprimento de 16 mandados de prisão, mais 12 pessoas foram presas. Oito armas de fogo foram apreendidas e com relação às drogas, foram apreendidos 4625 quilos de maconha, 600 gramas de cocaína e dois quilos de crack.

No Estado, a operação envolveu um efetivo de 1500 agentes de segurança das polícias Civil, Militar, Militar Rodoviária, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Guarda Municipal, divididos em 22 equipes em barreiras fixas e móveis. No geral dos estados brasileiros, foram abordados 3410 carros, 532 motos, apreendidos 350 pacotes de cigarro e 141 munições.

Ainda conforme a Sejusp, no mesmo período, o Paraguai realizou uma operação em 19 cidades da fronteira, com o objetivo de combater tráfico de armas, drogas e crimes como homicídios, latrocínio e roubos.